Após reivindicação dos nove prefeitos das cidades da Baixada Santista, o governo do estado de São Paulo confirmou que auxiliará os municípios da região, com ações conjuntas durante o feriado de 7 de setembro. O objetivo é evitar a “invasão” das praias, fato observado no último final de semana.
A tentativa visa conscientizar os turistas a respeito da importância de se evitar aglomerações por conta da pandemia do coronavírus. Por isso, a Segurança Pública usará efetivo máximo neste fim de semana para apoiar as prefeituras.
A ajuda foi concedida depois da solicitação dos prefeitos da região, em reunião extraordinária realizada na terça-feira (1) pelo Condesb. Todas as cidades da Baixada Santista serão contempladas com o reforço na segurança.
Marco Vinholi, secretário estadual de Desenvolvimento Regional, apelou para que as pessoas mantenham os cuidados estabelecidos pelo “Plano São Paulo” durante o feriado da Independência.
“A preocupação do governo do estado é com a Baixada Santista e as 70 estâncias turísticas paulistas. A obrigação do estado é apoiar as prefeituras no controle das regras fixadas pelo ‘Plano São Paulo’. O momento atual pede responsabilidade de todos na manutenção das conquistas que obtivemos até aqui. Nós conseguimos avançar na contenção da pandemia e de abertura gradual da economia, e o momento ainda pede cautela”, declarou Vinholi.
Três frentes
Serão três frentes de atuação: a Secretaria de Logística e Transporte será responsável por ações de conscientização dos motoristas nas estradas estaduais. A Secretaria de Saúde disponibilizará 200 profissionais da Vigilância Sanitária para realização de orientações a cidadãos e estabelecimentos comerciais. Já a Secretaria de Segurança Pública prestará apoio aos municípios que solicitarem ampliação dos efetivos das polícias Militar e Rodoviária.
Apesar do apoio, o governo do estado ressalta que a fiscalização de estabelecimentos comerciais, praias e demais espaços turísticos municipais é de responsabilidade das prefeituras.