A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou que o navio australiano Scenic Eclipse atracasse no Porto de Santos. A embarcação estava há 26 dias sem parar em nenhum porto e não registrou nenhum caso a bordo do novo coronavírus.
A autorização foi dada justamente após a Anvisa analisar os dados de saúde a bordo e as informações da equipe médica do navio. De acordo com os dados, não há qualquer caso de suspeita a bordo.
“A Anvisa também autorizou o desembarque de 54 tripulantes para retornar aos seus países de origem de forma imediata. A situação está prevista na Portaria 47/2020 da Casa Civil, que permite o desembarque de estrangeiros somente para atendimento de urgência ou retorno por via aérea para seus países”, diz nota da assessoria da agência enviada ao Folha Santista.
Quarentena
O navio estava desde o dia 7 de março sem atracar em nenhum porto, ou seja, um período quase duas vezes maior do que a quarentena recomendada de 14 dias. O último porto da embarcação foi em Buenos Aires.
A embarcação chegou ao Porto e Santos na noite desta quinta-feira (2), sem nenhum passageiro, pois não estava operando para viagens desde o início de março.