A Anvisa autorizou o desembarque de 240 tripulantes do navio Costa Fascinosa para que possam retornar ao seu país. O desembarque acontece neste sábado.
A operação de desembarque deve começar às 9h da manhã e seguir durante todo o dia. Cada um dos 240 tripulantes passará por avaliações clínicas e será submetido a testes rápidos para a detecção do Covid-19. A operação será monitorada pela Anvisa. Os testes foram adquiridos pela empresa do navio que conta com uma equipe médica a bordo de quatro enfermeiros e dois médicos.
Somente os tripulantes sem sintomas e com resultado negativo para Covid-19 serão autorizados a desembarcar. Mesmos assim, todos deverão usar máscara de proteção, já que estão saindo de um navio que possui suspeitos a bordo.
O retorno para as Filipinas será feito em voo fretado pela empresa responsável pelo navio e está agendado para a noite de sábado (11/4). O transporte até o aeroporto também será feito em ônibus contratados pela empresa.
A análise epidemiológica e as medidas de isolamento a bordo mostram que, neste momento, é mais seguro retirar da embarcação as pessoas saudáveis. Com isso será possível reduzir as possibilidades de transmissão a bordo da embarcação e levar de volta os tripulantes para o país de origem.
O navio Costa Fascinosa está em quarentena desde o dia 19 de março e seus tripulantes estão em isolamento a bordo durante todo este período. A embarcação chegou a Santos no dia 17 de março depois do encerramento das viagens de cruzeiro no Brasil por conta da pandemia de Covid-19.
Os últimos dados de saúde do navio mostram a existência de 37 suspeitos. Na terça-feira (7/4) eram 42, na segunda-feira (6/4), havia 43 casos a bordo.
Números
O navio chegou a Santos com 764 tripulantes.
10 pessoas foram desembarcadas para atendimento de emergência. O último caso aconteceu no sábado (4/4).
75 tripulantes brasileiros deixaram a embarcação no domingo (5/4).
O navio tem no momento 679 tripulantes.
Se todos os 240 tripulantes filipinos puderem desembarcar, ainda ficarão a bordo do navio 439 pessoas.
O total de filipinos desembarcados só será confirmado durante a própria operação, de acordo com as análises clínicas e os resultados dos testes de Covid-19.