Agentes da Guarda Civil Municipal e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) abordaram 618 veículos em quatro pontos de bloqueio de acesso à Cidade nesta quinta e sexta-feiras.
Foram 491 nos três da área insular (Avenida Nossa Senhora de Fátima com Rua Boris Kauffmann; Avenida Martins Fontes, em frente ao Cemitério da Filosofia (Saboó); rotatória na descida do viaduto da Alemoa) e 127 no bairro Caruara (Área Continental).
Ao todo, 15 veículos tiveram que deixar a Cidade imediatamente após a abordagem das equipes. O objetivo é informar a eventuais turistas sobre as medidas restritivas adotadas no Município e na Baixada Santista para conter o avanço do novo coronavírus na Região.
Desde o início da operação de controle de acesso na área insular de Santos, em 23 de março, 4.522 veículos foram abordados e 125 retornaram para as cidades de origem. No Caruara, a restrição começou na última quarta-feira (8) e já resultou em 159 abordagens, com 6 retornos. O Portinho, localizado no bairro, foi cercado por gradis para impedir o acesso.
Os bloqueios são feitos com o posicionamento de cones para estreitamento da pista. Motoristas autorizados a prosseguir são os que têm veículos com placa de Santos e dos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. Os demais são abordados e direcionados para trecho da via canalizado pelos operadores de tráfego.
Após a verificação pelos guardas, os veículos com turistas são obrigados a retornar, escoltados pelos agentes de trânsito. O acesso é livre para os veículos cujos ocupantes comprovem vínculo de trabalho ou residencial na Cidade, preservando as excepcionalidades como profissionais de serviços essenciais, veículos de abastecimento, Porto e Polo Petroquímico.