A Petrobrá abriu, na terça-feira (26), um novo concurso público com 916 vagas para nível técnico, além da formação de cadastro de reserva. As inscrições poderão ser realizadas a partir desta quinta-feira (28) e seguem até o dia 31 de janeiro de 2024. Parte das vagas será destinada para as unidades de Santos, Cubatão e Grande ABC.
Este é o primeiro concurso da companhia com reserva de 20% de vagas para pessoas com deficiência, bem acima do percentual mínimo exigido por lei, que é de 5%. Nos últimos concursos, a Petrobrás já vinha aplicando percentuais de reserva de vagas para PCD acima do mínimo exigido pela legislação. Além das vagas para PCDs, o processo seletivo também reservará 20% das vagas para negros, conforme estabelece a lei.
A remuneração mínima inicial é de R$ 5.878,82. Não é requerida comprovação de experiência profissional prévia. O valor da taxa de inscrição é de R$ 62,79. Informações sobre as inscrições, o edital completo, número de vagas para cada área, cidades das provas, requisitos e remuneração podem ser consultados no site da Petrobrás. Somando-se às 916 oportunidades existentes com o cadastro de reserva (5.496), que não possui garantia de convocação, totalizam-se 6.412 oportunidades possíveis.
As vagas são para profissionais de nível técnico nas ênfases: Enfermagem do Trabalho; Inspeção de Equipamentos e Instalações; Logística de Transportes (Controle); Manutenção (Caldeiraria, Elétrica, Instrumentação, Mecânica); Operação; Operação de Lastro; Projetos, Construção e Montagem (Edificações, Elétrica, Instrumentação, Mecânica); Química de Petróleo; Segurança do Trabalho; Suprimento de Bens e Serviços (Administração). Os requisitos de formação para cada área, a quantidade de vagas e distribuição para cada polo e as cidades que fazem parte do polo podem ser consultadas no edital do processo seletivo.
Além da reserva de vagas, a Petrobrás implementou uma série de ações nesse concurso para facilitar o acesso de pessoas com deficiência. Entre essas medidas, pode-se destacar o aumento da validade do laudo que atesta a deficiência do candidato para 36 meses (prazo anterior era de 12 meses).
A pessoa com deficiência também poderá, de acordo com a sua necessidade, requerer adaptações razoáveis e/ou fornecimento de tecnologias assistivas na realização das provas objetivas e demais etapas do processo seletivo. Além disso, o concurso regional dá mais previsibilidade sobre o local onde o futuro empregado irá trabalhar. Assim, o funcionário PCD se sente valorizado.
A instituição organizadora do novo processo seletivo público será o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe). O processo terá validade de 18 meses, podendo ser prorrogado por igual período uma vez, a critério da empresa.
Amplo pacote de benefícios, com vantagens específicas para mulheres e PCD
A Petrobrás oferece previdência complementar (opcional), plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício-farmácia), além de benefícios educacionais para dependentes, entre outros.
Os empregados que trabalham em regime administrativo ainda têm direito a quatro dias de folga por ano para acompanhamento médico de dependentes. A companhia ainda oferece remuneração variável, como, por exemplo, participação nos lucros e resultados (PLR) e recolhe o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
A Petrobrás também possui um plano de carreira. Pessoas com deficiência registradas na companhia que trabalhem em regime administrativo podem optar pelo teletrabalho integral nos cinco dias da semana. Os empregados com deficiência que dependam de cuidador para as atividades da vida diária ainda têm direito ao auxilio cuidador reembolsado pela Petrobrás.