Divulgação/Unesp

Com mais 1.254 mortes devido à Covid-19 registradas nas últimas 24 horas, o Brasil chegou nesta quarta-feira (3) a 227.563 vidas perdidas pela doença. Segundo o Ministério da Saúde, o país segue com média diária acima de mil mortes em decorrência do novo coronavírus. Os dados se baseiam na média de registros dos últimos 14 dias.

E, na última semana, a taxa de transmissão do novo coronavírus, chamada Rt e calculada pelo Imperial College de Londres, seguiu indicando que a pandemia está em expansão no Brasil. O índice semanal divulgado nesta terça-feira (2) ficou em 1,03. Isso significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem o Sars-Cov-2 a outras 103. Taxas acima de 1 indicam que a epidemia está em descontrole. Isso porque cada paciente passa a doença para mais de uma pessoa, o que aumenta a propagação do vírus. Quando elas ficam abaixo de 1, o crescimento da epidemia está mais controlado.

Os dados do ministério mostram que foram registrados 56.002 novos casos da doença nesta quarta-feira. Com esses, chegam a 9.339.420 os contaminados pelo novo coronavírus no país desde o início da pandemia.

Estão com a doença ativa, 874.993 pacientes no país. O número inclui tanto pessoas hospitalizadas quanto em tratamento ou em acompanhamento fora de hospitais.