Foto: Reprodução/Viver no Morro e Região

Os morros de Santos estão em estado de atenção, em consequência das chuvas desta sexta-feira (12). Porém, não houve registro de ocorrência nesta parte da cidade. O índice pluviométrico das últimas 72 horas é de 109,4 mm até a manhã deste sábado (13).

O acumulado do mês de fevereiro até agora é de 165 mm, sendo cerca de 300 mm a média histórica dos últimos 25 anos.

A Defesa Civil de Santos orienta que moradores dos morros fiquem atentos aos sinais de início de deslizamento, como trincas no terreno, degraus de abatimento ou rachaduras no solo; trincas novas nos pisos ou nas paredes das casas, ou muros estufados; inclinação de árvores, postes, cercas ou muros.

Outros indícios são valas e surgimento de águas mais barrentas do que o normal e estalos ou aumento das trincas em blocos ou paredões rochosos. Caso observe alguns destes sinais, a pessoa deve sair imediatamente do local, ligar para a Defesa Civil no 199 e procurar um voluntário de sua comunidade (Nudec).

Quem precisar de socorro também pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Polícia Militar, no 190. Munícipes que quiserem receber informações sobre os alertas meteorológicos podem se cadastrar enviando seu CEP por mensagem de texto (SMS) para o número 40199.

Árvores

Nesta sexta (12), houve queda de uma árvore na Avenida Governador Pedro de Toledo, 100, Boqueirão. Não houve vítimas. Na manhã deste sábado (13), equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) fez a retirada.

Outra árvore que caiu, na Rua Alagoas, 31, Gonzaga, ainda não havia sido removida até a manhã de sábado.