Foto: Reprodução

Por Ivan Longo, da Revista Fórum

Em passagem pelo Mato Grosso nesta sexta-feira (18), após minimizar os incêndios no Pantanal que já destruíram uma área de cerca de 2,3 milhões de hectares – 15% da região -, o presidente Jair Bolsonaro disse a ruralistas que aqueles que conseguiram respeitar o isolamento e ficaram em casa durante a pandemia são “fracos”.

“Vocês não pararam durante a pandemia. Vocês não entraram na conversinha mole de fica em casa. Isso é para os fracos”, disparou o capitão da reserva a uma plateia de ruralistas em Sorriso, norte do MT.

“O vírus, eu sempre disse, era uma realidade, e tínhamos que enfrentá-lo. Nada de se acovardar perante aquilo que a gente não pode fugir dele”, completou o presidente, em um discurso marcado pelo tom de campanha, aos gritos de “mito”.

Assista:

O isolamento social e a recomendação para ficar em casa continuam sendo, segundo especialistas, as principais maneiras de se evitar o contágio do coronavírus, que já matou mais de 940 mil pessoas em todo o mundo e tirou a vida de 134 mil brasileiros.

“Alguns focos”

Pouco antes de chamar quem fica em casa de “fraco”, Bolsonaro esteve em Sinop, onde recebeu homenagens de ruralistas e minimizou as queimadas que destroem o Pantanal.

O presidente, que estava no avião que arremeteu por causa da falta de visibilidade em razão da fumaça, ao pousar em Sinop disse que o país tem apenas “alguns focos de incêndio”. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, só no Pantanal são 15.756 focos, o maior número desde 1998, quando o órgão começou a monitorar a região.

“Nós estamos vendo alguns focos de incêndio acontecendo pelo Brasil. Isso acontece ao longo de anos. E temos sofrido uma crítica muito grande. Porque obviamente quanto mais nos atacarem, melhor interessam para nossos concorrentes aquilo que temos de melhor que é o nosso agronegócio. Países outros que nos criticam não têm problema com queimada, pois já queimaram tudo em seus países. Nós aqui temos a matriz mais limpa energética do mundo. Nós proporcionalmente ocupamos a menor área para a pecuária que outro país do mundo. Nós somos um exemplo para o mundo”, disse o capitão da reserva.