Foto: Reprodução/Facebook

Por Revista Fórum

O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender o trabalho infantil em transmissão ao vivo nas redes sociais, nesta quinta-feira (10). O ex-capitão estava acompanhado por uma criança de 10 anos que se apresenta como influenciadora digital e “repórter”.

Bolsonaro elogiou a história de um garoto que estava trabalhando como engraxate nos terminais de ônibus para comprar um presente de “Dia dos Pais”. Ele disse que não apurou se a história era verdadeira ou não, mas que deveria “ser vista como exemplo”. “Molecada quer trabalhar, trabalha”, afirmou.

“Deixa o moleque trabalhar, poxa. Eu trabalhei, outro dia eu falei que aprendi a dirigir com 12 anos de idade”, disse ele na transmissão ao lado da youtuber mirim. “Hoje se está na cracolândia, ninguém faz nada com o moleque”, continuou.

Há duas semanas, Bolsonaro também defendeu o trabalho infantil e disse que menores de idade “podem até fumar um paralelepípedo de crack, menos trabalhar”.

Constrangimento

Em outro momento da transmissão ao vivo, o presidente fez uma pergunta constrangedora à menina ao insinuar que ela iniciou a vida sexual aos 6 anos. A polêmica começou quando Bolsonaro disse que “quem não gosta de mulher gosta de homem”. Já nesse momento, a menina tentou mudar de assunto. “Eu por exemplo, junto com os meus pais, comecei cedo”, se referindo ao trabalho que começou a desempenhar desde muito pequena.

Bolsonaro não entendeu e aproveitou de emendar uma pergunta maliciosa, aos risos: “Começou cedo? Como é que é?”. Incomodada, a menor respondeu: “Eu comecei com 6 anos”. O presidente então tentou manipular a fala dela que, ainda mais incomodada, insistiu: “Não! Eu comecei a minha carreira de repórter com 6 anos”.