Bolsonaro e Rodrigo Maia - Antonio Cruz/Agência Brasil

O clima entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e Jair Bolsonaro voltou a esquentar. O deputado declarou que o presidente é “mentiroso” por ter afirmado que Maia é responsável pelo não pagamento do 13º do Bolsa-Família em 2020, de acordo com reportagem de Marcelo Ribeiro e Raphael Di Cunto, do Valor.

“O presidente Bolsonaro é mentiroso. Foi o governo que me pediu para não votar a MP [do 13º do Bolsa-Família]. Mas ele não se preocupe, porque amanhã (esta sexta) nós estaremos votando a MP do auxílio emergencial e estaremos criando o 13º do Bolsa-Família. Já que o governo é a favor, vamos votar a criação do 13º do Bolsa Família na MP do auxílio emergencial”, disse o presidente da Câmara.

O texto está na pauta do Plenário para esta sexta-feira (18), mas pode ser que seja votado no início da próxima semana.

“Acho que ele [Bolsonaro] fez isso porque é presidente do Brasil e não quer assumir a responsabilidade da função que os brasileiros lhe deram”, acrescentou.

O parlamentar destacou, ainda, que a decisão de não pautar a Medida Provisória (MP) 898/2019 atendeu a um pedido do governo. Porém, ele deu a entender que o pagamento será incluído na Medida Provisória 1000/2020, sobre a prorrogação do pagamento do auxílio emergencial.

No Senado

Maia alertou que Bolsonaro deve pedir para que Davi Alcolumbre (DEM), presidente do Senado, paute a MP 1000 na Casa já na próxima semana. “Depois da aprovação, mandamos para o Senado e Bolsonaro, que tem boa relação com Alcolumbre, combina com ele para votar segunda para poder sancionar na terça e pagar até o final do ano o 13º”, completou.

Bolsonaro havia dito que Maia foi o responsável pela não votação da MP do 13º do Bolsa Família. “Não teve 13º porque o presidente da Câmara deixou a medida provisória caducar. Vai cobrar o presidente da Câmara”, afirmou.

Assista ao vídeo: