Sérgio Camargo e Neguinho da Beija-Flor- Foto: Montagem

Por Lucas Rocha, da Revista Fórum

Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, usou as redes sociais nesta terça-feira (8) para atacar o músico Neguinho da Beija-Flor, em razão de uma foto antiga em que o cantor aparece usando uma camiseta escrita “Eu não escolhi ser negro apenas dei sorte”.

“Você escolheu propagar o racismo”, escreveu Camargo em seu Twitter. No Instagram, o bolsonarista publicou duas vezes a foto atacando o sambista.

Segundo o bolsonarista, existe um “privilégio dos pretos” diante do racismo. “Muitos perguntam: e se fosse um branco? Estaria ferrado! Racismo com garantia de impunidade é um privilégio dos pretos. Absurdo, porém verdadeiro”, afirmou.

“Eu escolhi ter VALORES e sinto profundo desprezo por todos que tentam reduzir o ser humano à cor da pele. Sou negro e usaria esta camiseta como pano de chão! Eu não escolhi ser negro, escolhi ser um uma pessoa honrada. Nada a ver com sorte, é uma questão de caráter”, completou.

A publicação de Camargo foi feita logo após o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) criticar o sambista. O deputado disse que “evidente que repudiamos idiotas racistas, mas imagine você se eu coloco uma camisa com a escrita: ‘Eu não escolhi ser branco, apenas dei sorte’”. Segundo o bolsonarista, “este tipo de comportamento é o que nutre o antagonismo social”. Silveira apagou o post no Twitter pouco antes da postagem de Camargo. No Facebook, ele ainda está disponível.

Alcione

Essa não é a primeira polêmica de Camargo com figuras do mundo do samba. Em junho, logo após ser revelado áudio em que Camargo chama o movimento negro de “escória maldita”, a cantora Alcione mandou um recado sobre ele: “Hoje eu vi aquela matéria do zé ninguém lá da Fundação Palmares. Ainda dou na cara dele para parar de ser um sem noção”.

“A gente vê tanto sofrimento. Você vê os negros americanos naquela batalha, por causa daquele senhor que morreu com aquele filha da mãe com o joelho nele. A gente vê as coisas que acontecem no Brasil, com bala perdida e tudo. Então a gente vê uma pessoa da nossa cor falando uma besteira daquelas, tenho vontade de arrancar da televisão e encher de porrada pra virar gente”, disse ainda a Marrom, durante live da cantora Teresa Cristina.

Em resposta, Camargo chamou a sambista de “barraqueira” e disse que despreza as músicas dela.

Confira as publicações:

https://www.instagram.com/p/CE4WehppdEe/?utm_source=ig_web_copy_link
https://twitter.com/sergiodireita1/status/1303350155127803904
https://twitter.com/sergiodireita1/status/1303392057013211139