Alexandre de Moraes - Foto: Divulgação/STF

Foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes o compartilhamento de provas dos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos com as ações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações são do Painel, da Folha.

Os documentos podem, no limite, levar à cassação de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão.

A investigação da participação do presidente em uma rede de disparo em massa de notícias fraudulentas na eleição de 2018 ganha, com isso, novos elementos, que devem fortalecer os processos contra ele em curso na corte eleitoral.

O pedido de compartilhamento de provas do inquérito de fake news estava havia mais de um ano pendente de análise. As decisões de Moraes, que não despachou no caso especificamente, mas autorizou o envio de provas das investigações mais sensíveis ao presidente, ocorrem em um momento de aumento da tensão entre STF e Bolsonaro devido a ataques feitos pelo chefe do Executivo a integrantes da corte.

O relator das ações no TSE é o corregedor-geral do tribunal, o ministro Luis Felipe Salomão.

Financiamento

De acordo com as investigações, o esquema do último pleito teria sido financiado por empresários, via caixa dois, para disseminação de informações falsas em favor de Bolsonaro e contra seus adversários.

Investigadores envolvidos no inquérito das fake news já haviam avisado nos bastidores que elementos coletados no caso poderiam reforçar a ação eleitoral contra Bolsonaro.