Hamilton Mourão e Jair Bolsonaro - Foto: Marcos Corrêa/PR

Por Lucas Rocha, da Revista Fórum

O vice-presidente Hamilton Mourão comentou nesta quinta-feira (1) sobre as polêmicas que giram em torno do programa Renda Cidadã. O general afirmou que o governo já desistiu de usar recursos de precatórios e do Fundeb para pagar o possível substituto do Bolsa Família e sinalizou que a ideia pode ser abandonada – mais uma vez.

 “Não tem de onde tirar [dinheiro]. Essa é a realidade”, disse o vice-presidente ao ser questionado por jornalistas sobre o Renda Cidadã. Segundo a CNN Brasil, ele não confirmou se o projeto será abandonado, mas o tom adotado expressa certa resignação.

Mourão afirmou que o governo descartou a ideia de remanejar recursos que foi apontada como uma possível pedalada fiscal. “Esse assunto já virou a página. Já acabou. [O governo] voltou atrás. Provavelmente, não vai usar [recursos de precatórios] e do Fundeb acredito que também não”, afirmou.

Linhas de ação

“Se você quer colocar um programa social mais robusto que o existente, você só tem uma de duas linhas de ação: ou você vai cortar gastos em outras áreas e transferir esses recursos para esse programa, ou então você vai sentar com o Congresso Nacional e propor algo diferente, uma outra manobra, que seja fora do teto de gastos, com imposto específico e que seja aceito pela sociedade. Não tem outra solução”, completou.

O governo tem tido dificuldades de emplacar um substituto do Bolsa Família. Depois de Bolsonaro encerrar as conversas sobre o Renda Brasil, o centrão fez pressão pela criação do Renda Cidadã, mas isso tem esbarrado nos planos da equipe econômica, comandada por Paulo Guedes.

Com informações da CNN Brasil