Reféns foram usados para bloquear ruas em Criciúma - Foto: Reprodução/Twitter

Por Luisa Fragão, da Revista Fórum

Um grupo de criminosos fortemente armado causou uma madrugada de terror nesta terça-feira (1) em Criciúma, no Sul de Santa Catarina. Para roubar um banco, a quadrilha usou reféns para bloquear ruas, provocou explosões, incêndios e atirou várias vezes.

Segundo a Polícia Civil, cerca de 30 pessoas participaram do ataque, que durou mais de uma hora. Na ação, um policial militar e um vigilante ficaram feridos.

Nos vídeos que circulam nas redes sociais, feitos por moradores, é possível ouvir o barulho do tiroteio. Os primeiros tiros foram registrados por volta da meia-noite, no centro na cidade.

Imagens também mostram os criminosos cercando um grupo de funcionários da prefeitura, que depois foram utilizados como reféns. Após o ataque, o grupo fugiu em comboio e abandonou o dinheiro no local. Em algumas gravações, moradores aparecem recolhendo as cédulas do chão.

O prefeito Clésio Salvaro (PSDB) disse que os reféns foram liberados sem ferimentos. Durante a madrugada, ele usou as redes sociais para orientar aos moradores que ficassem em casa.

“Criciúma é alvo de um assalto de grandes proporções. Junto às autoridades militares e forças de segurança, seguimos monitorando e acompanhando o desenrolar dos fatos. Fiquem em casa”, escreveu no Twitter.

De acordo com a Polícia Militar, o grupo incendiou um túnel em Tubarão, que dá acesso à cidade. Os criminosos também atacaram o Batalhão da Polícia e atearam fogo a um veículo.

https://twitter.com/universitariaOF/status/1333635132750770177
https://twitter.com/delucca/status/1333614080293281794