Hospital de Campanha em Santarém, no Pará - Foto: Secom/Gov.Pará/Fotos Públicas

Por Revista Fórum

O fim do isolamento está causando um aumento de casos de coronavírus em cidades do interior do Brasil, segundo a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib).

“Onde existem as UTIs, cidades menores começam a ficar cheias rapidamente. Agora, vamos ver se os municípios maiores aguentam”, disse Suzana Margareth Lobo, presidente da associação, em entrevista à Folha de S.Paulo desta quarta-feira (10).

A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) comandado por ela no Hospital de Base de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, teve de abrir novos leitos nos últimos dias para atender à demanda da cidade e de municípios vizinhos, que retomaram as atividades econômicas.

O aumento da demanda por leitos de UTI por causa da Covid-19 também já é sentido em Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro, que registrou um salto de 72% nos casos confirmados e de 55% nas mortes pela Covid-19 — elevando para cerca de 90% a ocupação dos leitos de UTI da rede municipal. Na cidade, 72% das mortes pela Covid-19 registradas até agora ocorreram depois da reabertura econômica.

Circulação maior

Em São João Del Rei, também em Minas Gerais, houve aumento de casos após a reabertura econômica, segundo a médica Tatiana Teixeira de Miranda, professora na Universidade Federal da cidade. “É como se tivéssemos enfrentando uma segunda onda em cima de uma primeira que ainda nem quebrou”.

Ainda segundo a reportagem, a região de fronteira entre Pernambuco, Bahia e Piauí, no Nordeste, é uma das que mais vêm sendo atingida pelo fato de ter uma circulação maior de pessoas dos três estados. Só em Petrolina, os casos confirmados dobraram (de 179 para 358) nos últimos 18 dias.