Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Ministério da Educação anunciou que a divulgação gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, originalmente programada para 20 de novembro, será antecipada. A decisão foi divulgada pelo ministro Camilo Santana neste domingo (10), ao fim do segundo dia de aplicação das provas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informará a nova data para a divulgação do gabarito ao longo desta semana.

Este ano, o Enem contou com a participação de 69,4% dos 4,3 milhões de inscritos, enquanto 30,6% dos candidatos se ausentaram. A taxa de abstenção foi ligeiramente maior no segundo dia do exame, realizado neste domingo, em comparação com o primeiro, que ocorreu em 3 de novembro e registrou 26,6% de ausentes. Em comparação, no Enem de 2023, a taxa de abstenção foi de 28,1%.

A aplicação das provas transcorreu sem incidentes graves, mas o Inep registrou 1.925 eliminações de candidatos que desrespeitaram regras do exame, como o uso de dispositivos eletrônicos. Além disso, foram reportadas 1.037 situações logísticas, incluindo emergências médicas e quedas de energia, mas nenhuma delas comprometeu o andamento do exame.

Para os estudantes que enfrentaram problemas específicos durante a prova, o Inep abriu um prazo para solicitar a reaplicação do exame, que vai de 11 a 15 de novembro. A nova data para esses candidatos será 10 e 11 de dezembro.

O resultado final, com as notas individuais dos participantes, será divulgado em 13 de janeiro de 2025. Em coletiva de imprensa, o ministro Camilo Santana fez um balanço sobre o Enem de 2024 e antecipou planos para a edição de 2025.