Foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz

De acordo com um estudo divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o novo coronavírus começou a circular no Brasil no fim de janeiro, mais de um mês antes da data oficial do registro do primeiro caso, em 26 de fevereiro, em São Paulo.

Conforme a pesquisa, enquanto os países da Europa e das Américas faziam um monitoramento dos viajantes para identificar os casos da Covid-19, a transmissão comunitária da doença já estava ocorrendo.

No Brasil, o coronavírus passou a ser disseminado por volta da primeira semana de fevereiro, antes do feriado de Carnaval.

A primeira morte em consequência da doença no país foi registrada no Rio de Janeiro, na quarta semana epidemiológica, entre 19 e 25 de janeiro.

Transmissão local

Já a transmissão local ou comunitária estava em curso em São Paulo, em 4 de fevereiro, muito antes do 13 de março, data dos registros oficiais, ainda de acordo com o estudo.

O levantamento foi realizado por meio de uma metodologia estatística de inferência, que usa como base os registros de falecimentos, além de análises dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).