Foto: Reprodução

Por Plinio Teodoro, da Revista Fórum

Um novo vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que a pedagoga Eliane da Silva é agredida criminosamente por um policial militar em Macapá, no Amapá, na última sexta-feira (18). Um vídeo feito pelo filho dela viralizou nas redes neste domingo (20) e o governador do estado, Waldez Goés (PDT), disse que vai ordenar o afastamento dos PMs.

Eliane filmava a abordagem de policiais a um homem – segundo ela, um menor que havia chegado do interior -, quando o policial partiu para cima dela, deu uma rasteira e um soco no rosto da pedagoga.

“Ele veio na minha direção e me agredindo, sem conversa, para tomar o celular. Em nenhum momento houve desacato à polícia”, disse a pedagoga ao Fantástico.

Ela e o marido foram levados à delegacia por desacato à autoridade, onde Eliane foi agredida novamente, sendo algemada. “Eu pedi para a polícia soltar um pouco a algema do meu braço. O policial foi lá e apertou mais. Por ele apertar, minha pressão caiu e eu tive um início da convulsão”.

A pedagoga registrou queixa e disse ter sofrida injúria racial ao discutir com o mesmo policial na delegacia. “Ele disse: só podia ser preta”.

Assista as imagens gravadas por Eliane da Silva abaixo e o vídeo feito pelo filho dela.

https://twitter.com/_fire_blue/status/1307823789502275584