João Doria - Foto: Divulgação/Governo de SP

João Doria (PSDB), governador de São Paulo, fez duras críticas à postura de Jair Bolsonaro, que afirmou se recusar a comprar a vacina contra a Covid-19, produzida pela empresa farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Butantan.

“Caso a vacina do Butantan seja aprovada pela Anvisa, ele [Bolsonaro] não vai permitir a compra desta vacina. Ou seja, se o absurdo já era grande, agora beira à situação criminal”, declarou o tucano.

Doria fez a afirmação, nesta quinta-feira (22), durante coletiva. Bolsonaro proibiu o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, de firmar acordo, que previa a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac.

“O presidente da República, negar acesso a uma vacina aprovada pela Anvisa em meio à pandemia que já vitimou 155 mil brasileiros [e deixou] 5,1 milhões infectados, é criminoso”, acrescentou o governador.

Na avaliação de Doria, a posição de Bolsonaro, caso não mude, fará com que a questão seja levada aos tribunais.

Direito dos brasileiros

“Se ele prosseguir dentro desta linha eu não tenho dúvida que teremos de judicializar esse processo na defesa do direito de todos os brasileiros, não só os de São Paulo, mas todos terem acesso à vacina do Butantan, assim como as outras vacinas também. Nós defendemos todas as vacinas, não apenas a vacina do Butantan. O que nós não defendemos é a falta de compaixão, a falta de carinho e a falta de respeito com os brasileiros, com o direito do cidadão de ter acesso gratuito à vacina para se proteger e proteger a sua família também”, completou.

Com informações da Folhapress