Foto: Reprodução

Por Luisa Fragão, da Revista Fórum

Em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, nesta sexta-feira (13), o presidente Jair Bolsonaro negou a possibilidade de que o país enfrente uma segunda onda de coronavírus. O comentário foi feito em meio ao novo aumento do número de casos em nove capitais.

“Vocês vejam o que era antes, como eram os ministérios, tudo aparelhado no Brasil. Como estão funcionando (agora), apesar dessa pandemia que nos fez nos endividar em mais de 700 bilhões de reais. E agora tem conversinha de segunda onda. Tem que enfrentar se tiver, porque se quebrar de vez a economia, seremos um país de miseráveis. Só isso”, afirmou. A informação é do jornal O Globo.

Bolsonaro vem minimizando a pandemia do coronavírus desde o seu início, no começo do ano. Na semana passada, o presidente falou em “lutar de peito aberto” contra o Sars-Cov-2 e “deixar de ser um país de maricas”.

Contudo, segundo levantamento do sistema InfoGripe, da Fiocruz, com base em dados do Ministério da Saúde, nove capitais voltaram a registrar um aumento no número de casos de Covid-19.

Os municípios com maior tendência de avanço, superior a 95%, são Florianópolis, João Pessoa e Maceió. Há também uma probabilidade moderada de crescimento, maior que 75%, em Belém, Fortaleza, Macapá, Natal, Salvador e São Luís.

Eleições

Em comentário nas redes sociais, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) também minimizou a possibilidade da segunda onda, dizendo que o cenário vai depender das eleições do próximo domingo (15).

“Numa pandemia politizada a 2ª onda de COVID pode até não ocorrer, se você votar bem”, escreveu no Twitter.