Foto: Sumaia Villela/Agência Brasil/Divulgação/ND

Por Ricardo Ribeiro, da Revista Fórum

O Brasil registrou entre segunda (27) e terça-feira (28) mais 921 mortes provocadas pela Covid-19, segundo a atualização divulgada pelo Ministério da Saúde. O total de vítimas da infecção causada pelo novo coronavírus agora chegou a 88.539 em todo o Brasil, desde o início da pandemia.

Os números de São Paulo para esta terça não foram divulgados pela secretaria estadual, o que explica o registro relativamente baixo, quando normalmente os números neste dia da semana são maiores por causa do represamento de dados nos fins de semana. Na última terça (21), por exemplo, foram 1.367 novas mortes. Na anterior, no dia 14, foram 1.300.

Problema no sistema

O governo estadual disse que o problema ocorreu por uma mudança no sistema do Ministério da Saúde que contabiliza casos graves, o que a pasta nega. Nas últimas semanas, a média diária de óbitos tem se mantido acima dos 1.000 e nos próximos dois dias é esperado que o país ultrapasse a triste marca de 90 mil mortos por coronavírus.

A contagem do governo Jair Bolsonaro indica, ainda, 40.816 novos diagnósticos positivos para a doença e o país acumula agora 2.483.191 de infectados. Também não foram contabilizados os casos de São Paulo nas últimas 24 horas.