Foto: Divulgação

Por Lucas Rocha, da Revista Fórum

Dados divulgado pelo Ministério da Saúde neste domingo (26) apontam que o Brasil segue se aproximando da triste marca de 90 mil mortes. Com 555 novos registros de óbitos, são 87.004 pessoas que faleceram em decorrência da doença desde o início da pandemia.

A atualização do ministério aponta ainda que foram 24.578 novos casos confirmados, o que faz com que o número de infectados chegue a 2.419.091.

Neste domingo, o presidente Jair Bolsonaro foi denunciado pela segunda vez ao Tribunal Penal Internacional (TPI), de Haia, em razão da atuação diante da pandemia. A Rede Sindical Brasileira UNISaúde, formada por profissionais de saúde, acusa o ex-capitão de genocídio e crime contra a humanidade.

Crime contra a humanidade

“A omissão do governo brasileiro caracteriza crime contra a humanidade – genocídio. É urgente a abertura de procedimento investigatório junto a esse Tribunal Penal Internacional, para evitar que dos 210 milhões de brasileiros, uma parcela possa se salvar das consequências desastrosas dos atos irresponsáveis do senhor Presidente da República”, afirmam.