Covas coletivas em Manaus, Amazonas - Foto: Reprodução

Por Ricardo Ribeiro, da Revista Fórum

O Brasil registrou nesta quinta-feira (25) 1.141 mortes por coronavírus e 39.483 casos confirmados nas últimas 24 horas, segundo dados do Ministério da Saúde do governo Jair Bolsonaro. O país soma agora 54.971 óbitos e 1.228.114 pessoas infectadas, desde o início da pandemia.

Na última terça, os técnicos do Ministério da Saúde mudaram o discurso e confirmaram o aumento expressivo das infecções no país. Na semana passada, eles disseram que a Covid-19 estaria se aproximando de uma situação de estabilidade, o chamado platô. Contudo, na coletiva de terça, os técnicos afirmaram que o número de novos casos voltou a acelerar.

“A gente tinha falado na semana anterior que parecia que a curva tenderia a uma certa estabilização ou uma diminuição do número de casos. A gente vê que nesta semana nós tivemos um aumento significativo de casos novos, entre a semana 24 e a semana 25, comparando também o número de casos por semana com os principais países do mundo”, disse Arnaldo Correia, secretário de Vigilância em Saúde da pasta.

Comparação

“A gente vê o número de evolução de óbitos, que, de novo, a gente tinha até a semana 24 nos parecia um platô, houve um crescimento do número de óbitos entre a semana 24 e 25”, completou Correia, ressalvando que o ritmo do crescimento de óbitos foi “muito menor, em termos de agressividade, quando comparado com o de novos casos”.