De acordo com dados divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde, o Brasil já contabiliza 108.620 casos confirmados do novo coronavírus, com 7.367 mortes em todo o país.
Em algumas capitais brasileiras, o sistema de saúde se aproxima do caos. Funcionários e diretores de um hospital municipal do Rio de Janeiro, por exemplo, denunciaram que pacientes com a Covid-19 morreram, no domingo (3), por falta de medicamentos.
Um enfermeiro que estava no plantão do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla fez um relato dramático: “Faltaram medicamentos como Midazolam, Nora (noradrenalina), Fentanil. E, por conta disso, pacientes foram a óbito”.
“Precisamos fechar”
Diretores, coordenadores do hospital e representantes da prefeitura conversaram em um grupo de mensagens por telefone. Um dos diretores do hospital disse: “Precisamos fechar imediatamente o serviço”.
O chefe de outro setor respondeu que o hospital estava sem o Midazolam e o Fentamil, drogas imprescindíveis para a sedação de pacientes no CTI, entubados em ventilação mecânica.
Quatro funcionários do hospital e um dos diretores, que não quiseram se identificar, confirmaram que seis pessoas morreram no domingo na UTI pela falta desses medicamentos.