Foto: Reprodução

Por Victor Farinelli, da Revista Fórum

Com a atualização dos números, o Brasil alcançou, nesta quarta-feira (27), a marca de 411 mil casos oficiais de Covid-19. Os números são do observatório da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Isso faz com que o país governado por Jair Bolsonaro seja o segundo no mundo a ultrapassar os 400 mil contagiados pelo vírus. Antes, somente os Estados Unidos de Donald Trump tinham chegado a esse patamar – e foram muito mais além, pois já se aproximam de 1,7 milhão.

O Brasil não é o que tem mais casos, nem o que tem mais mortes por coronavírus, mas é o atual epicentro da pandemia, já que é o único país que tem registrado mais de mil vítimas por dia nas últimas semanas. Nesta quarta, alcançou esse trágico patamar pela quinta vez nos últimos dez dias.

Ranking

No total, o Brasil tem pouco mais de 25 mil óbitos por Covid-19, e já se aproxima dos países que estão nos primeiros lugares do ranking, como Espanha (27 mil), França (28 mil) e Itália (33 mil). Os italianos são os terceiros do mundo com mais mortes, atrás do Reino Unido, que tem 37 mil, e dos Estados Unidos, que chegaram aos 100 mil falecimentos nesta mesma quarta-feira.