Foto: Reprodução

Em evento de inauguração de nova ponte sobre o Rio Guaíba, em Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira (10), Jair Bolsonaro voltou a defender o tratamento precoce da Covid-19 com hidroxicloroquina e citou a África como exemplo por usar o medicamento, usado para tratar malária, mas sem comprovação científica contra o coronavírus.

“O governo fez o possível. Não podemos atuar diretamente na questão do covid por uma questão judicial. Mas, desde o primeiro momento, falamos do tratamento precoce. Conversei agora com Ernesto Araújo, não temos notícia de nossos irmãos na África com grande quantidade de óbitos. E todos esperavam o contrário. Uma pessoa com deficiência alimentar pode ser mais vitimada. Mas por que não morreram? Porque lá tem malária e eram tratados com hidroxicloroquina. Precisa ser muito inteligente para entender?”, disse Bolsonaro.

Em seu discurso, o presidente voltou a criticar a imprensa pela cobertura da pandemia e citou uma passagem bíblica ao dizer que “nós não devemos nos acovardar em momentos difíceis”.

Ao elogiar “os homens do campo por não pararem de trabalho” durante a pandemia, o presidente afirmou que “é menos ruim ter uma inflação do que o desabastecimento”.

Dados do IBGE divulgados nessa semana revelam que o Brasil registrou em 2019 a maior inflação desde o governo FHC, em 2002. Com o resultado de novembro, os preços acumulam alta de 12,14% neste ano. Em 2002, os alimentos tiveram reajuste de 19,47%.