Luís Roberto Barroso - Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por Julinho Bittencourt, da Revista Fórum

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, disse na madrugada desta segunda-feira (16) que a Polícia Federal (PF) recomendou a totalização dos votos das eleições municipais no próprio TSE. De acordo com ele, isso pode ter causado a lentidão na totalização dos votos.

“É até possível que a centralização no TSE tenha sido a causa da lentidão, estamos estudando, mas foi decisão técnica decorrente de recomendação da PF e, embora tenha dito que não tinha simpatia pela medida, eu também a teria tomado, porque era recomendação técnica de relatório minucioso da PF a esse respeito”, afirmou.

Barroso explicou que os tribunais regionais enviaram os dados brutos para que o TSE fizesse a totalização.

Problema técnico

Houve atraso na totalização dos votos, neste domingo (15), o que provocou lentidão na divulgação dos resultados. Segundo o TSE, um problema técnico provocou a lentidão.

Nas eleições anteriores, os votos eram totalizados nos tribunais regionais eleitorais (TREs). Neste domingo, a totalização ficou centralizada no tribunal superior, uma decisão que, segundo Barroso, foi tomada antes mesmo de ele ter assumido a presidência do tribunal.

Com informações do G1