Foto: Reprodução/Twitter

Por Revista Fórum

Vendavais e tempestades deixaram um rastro de destruição nos três estados da região sul do Brasil nesta terça-feira (30). Os ventos na região, provocados por uma frente fria associada a um ciclone extratropical, chamado de “ciclone bomba”, chegaram a mais de 100 km/h.

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou ao menos três mortes. Quedas de árvores bloquearam vias e o fornecimento de energia foi interrompido em algumas áreas. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram telhados de prédios e casas sendo arrancados pela força dos ventos.

https://twitter.com/Noinstante_/status/1278061688030363650
https://twitter.com/luizgomes2020/status/1278082398115282944

Em Nova Prata, na serra gaúcha, uma morte por soterramento foi registrada pela manhã devido a um deslizamento de terra causado pelo grande volume de chuvas. 

A região norte do Rio Grande do Sul também foi atingida. Ao menos 400 casas e um hospital foram destelhados em Iraí e Barracão. Há registros de danos e alagamentos em outros quatro municípios.

Em Porto Alegre, segundo a Defesa Civil, mais da metade da média histórica de chuvas no mês de junho caiu em poucas horas. Cinco casas foram destelhadas e um muro desabou. O ciclone só deve chegar à capital a partir desta madrugada.