A contagem diária de novas mortes pela Covid-19 no país fez com que parte da população perdesse a noção de quantas vidas estavam sendo perdidas para a doença. Mas uma estatística pode ajudar: dos 5.570 municípios do país, apenas 154 – ou 2,7% do total – têm mais do que 200 mil habitantes. Nesta quinta-feira (7), o Ministério da Saúde informou que 200.498 pessoas já morreram devido à doença.
Em julho deste ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a estimativa de população de municípios do país em 2020. Pelos dados que constam daquela estimativa, o Brasil já perdeu para a Covid-19 mais do que a população inteira da cidade paulista de Araçatuba, que tinha então 198.129 moradores.
Logo acima dela na lista do IBGE aparece Lauro de Freitas (BA), com 201.635 habitantes. E o país já caminha tristemente para essa quantidade de pessoas mortas por causa da pandemia do novo coronavírus.
Pelos dados do IBGE, em oito estados apenas a capital tem mais habitantes do que 200 mil. São eles: Acre, Amazonas, Amapá, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.