Roberto Jefferson e a filha Cristiane Brasil - Foto: Divulgação/PTB

Por Luisa Fragão, da Revista Fórum

A Polícia Civil do Rio de Janeiro cumpre nesta sexta-feira (11) um mandado de prisão contra a ex-deputada federal Cristiane Brasil, filha do também ex-deputado federal Roberto Jefferson. Cristiane foi secretária de Envelhecimento Saudável da prefeitura do Rio.

O secretário estadual de Educação do Rio, Pedro Fernandes, também teve mandado de prisão decretado nesta segunda fase da Operação Catarata, que investiga desvios em contratos de assistência social no governo do estado e na prefeitura do Rio.

Ao receber voz de prisão, no entanto, Pedro apresentou um teste positivo para Covid-19 e, com isso, deverá permanecer em casa.

De acordo com o Ministério Público do Rio, Pedro foi preso por suspeita de fraude em licitações durante sua gestão na Fundação Estadual Leão XIII, antes de assumir a secretaria a convite do governador afastado Wilson Witzel (PSC).

Além deles, também foram presos na operação o empresário Flavio Salomão Chadud, o ex-delegado Mario Jamil Chadud, pai de Flavio, e o ex-diretor de administração financeira da Fundação Leão XIII, João Marcos Borges Mattos.