Um erro de digitação mudou a vida de um empresário e de um motorista de aplicativo. O caso ocorreu com Gilberto da Silva, empresário e morador de Itanháem, que efetuou um depósito, via Pix, no valor de R$ 360 em uma conta errada. Sem esperança de reaver o dinheiro, ele teve a ajuda do remetente do depósito, que percebeu que havia um engano na transferência e, prontamente, devolveu o dinheiro.
O empresário relatou que transferiu o dinheiro para Welliton Correa dos Santos Decker. Ele pretendia transferir R$ 360 para um cliente com nome semelhante, mas se confundiu. “Nem prestei atenção, fiz o Pix e já mandei o comprovante”, afirmou ao G1.
Ao receber o comprovante, o cliente alertou Gilberto de que o dinheiro teria ido para uma terceira pessoa, com o nome semelhante. O empresário, então, percebeu que o Pix de Welliton estava entre os disponíveis no seu celular, pois ele tinha feito uma corrida de aplicativo com o motorista.
Em seguida, o empresário tentou entrar no aplicativo de transporte para solicitar o contato do motorista, mas não conseguiu. “Falei: ‘Está na mão de Deus, praticamente está perdido, mas vou pedir para Deus, que vai solucionar esse problema’. Ainda mandei uns três Pixs de um centavo para ele entender que eu mandei errado”, relembrou.
Sem acreditar que poderia reaver o depósito, Gilberto foi informado por amigos sobre a publicação de Welliton no Facebook, ao comentar o caso. Ele recebeu o dinheiro de volta nesta terça-feira (7). “Queria agradecer pessoalmente, porque foi um ato muito bonito. Hoje é raro isso acontecer”, disse.
Motorista
Com seu celular quebrado, Welliton informou que, no momento, está usando o aparelho da mãe. Dessa forma, ele não tem acesso aos aplicativos de banco e só percebeu o Pix no dia 6, sendo que o dinheiro caiu na sua conta no dia 3. Ao notar uma transferência estranha, o motorista foi investigar a origem.
No extrato, ele percebeu que a mesma pessoa tinha feito um Pix de R$ 12,90 alguns dias antes. “Como trabalho por aplicativo, às vezes, algumas pessoas pagam por Pix. Fui procurar o valor de R$ 12,90 nas corridas anteriores [do aplicativo de transporte] e achei o Gilberto”.
Welliton tentou contato com o passageiro, mas como o endereço não era exato, não conseguiu encontrá-lo e resolveu publicar o fato nas redes sociais. “Não sabia que tinha a opção [pelo banco] de fazer devolução”, afirmou.
Ele contou que soube sobre o reembolso de Pix pelos comentários na postagem. Logo que aprendeu a usar a ferramenta, o motorista devolveu o dinheiro.
“Faço para os outros o que eu quero para mim. Imagina se fosse eu, iria querer que a pessoa agisse da mesma forma. A gente nunca sabe, independentemente da situação financeira das outras pessoas, o dinheiro que entrou na minha conta não era meu”, finalizou o jovem.