A água representa cerca de 60% do peso corporal de um homem adulto e 55% do de uma mulher. Por isso, uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) é para a necessidade do consumo de aproximadamente 2 litros de água por dia.

Contudo, o dia a dia atribulado e os inúmeros afazeres acabam por limitar o volume diário ingerido pelas pessoas. Além disso, durante o verão, o calor motiva as pessoas a praticar exercícios, seja na academia ou ao ar livre, fazendo com que a perda de água no corpo seja ainda maior.

Mais do que uma simples recomendação, o volume adequado de consumo diário de água busca evitar uma série de problemas associados à insuficiência de ingestão do líquido.

De acordo com a nutricionista Jessica Bomfim, as principais consequências são a diminuição do transporte de nutrientes, a diminuição da eliminação de resíduos tóxicos, a sobrecarga renal, o aumento de proliferação bacteriana e o surgimento de distúrbios de coagulação.

Jessica aponta os repositores hidroeletrolíticos, como água de coco, sucos de frutas e água natural, para sanar a falta de líquido diária do corpo. “Após uma atividade intensa, por exemplo, repor sais é necessário, suprindo o que foi perdido no suor durante os exercícios”, ressalta.

O instrutor de musculação da Selfit Academias, Robson Levy, por sua vez, dá dicas de como se manter hidratado, antes, durante e após os treinos. A primeira e talvez mais importante delas para esta estação é evitar a prática de exercícios entre 10 e 17 horas.

“Evite praticar atividades físicas nos horários em que a temperatura está mais quente. O calor promove o aumento do suor para manter a temperatura corporal adequada, causando uma perda de água ainda maior”, avisa.

Hidratação

Segundo o instrutor, a hidratação é essencial o dia todo, inclusive durante os treinos. “É importante fracionar as quantidades de ingestão do líquido ao longo do dia, evitando ficar grandes períodos sem se hidratar”, explica.

Por isso, é importante carregar sempre uma garrafa, enchendo-a de água gelada sempre que deixar a casa ou o trabalho. Assim, o líquido irá demorar mais para perder seu frescor, mesmo em um dia mais quente.

“Se você passa muitas horas por dia sentado, opte por ter a garrafa sempre ao seu lado. Assim, quando você tiver de reabastecer o recipiente, poderá aproveitar a pausa para se levantar, esticar as pernas e caminhar um pouco, evitando ficar sentado durante muito tempo”, completa Robson.