Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital (GPTC), da Universidade de São Paulo (USP), realiza o seminário “Negritando o Direito do Trabalho”. O evento acontece nos dias 1, 2 e 3 de maio, das 19 às 21h30, com transmissão virtual nos canais da Faculdade de Direito da USP (Facebook e YouTube) e História Contemporânea do Trabalho no Brasil – Jorge Luiz Souto Maior (Facebook e YouTube).

O GPTC é registrado no CNPq desde 2013 e coordenado pelos professores Jorge Luiz Souto Maior, Gustavo Seferian Scheffer Machado, Danilo Uler Corregliano, Sonilde Lazzarin, Valdete Souto Severo e Stefania Becattini Vaccaro.

O evento segue a linha do que ocorreu no segundo semestre de 2021. Em continuidade aos estudos realizados com o programa “Negritando o Direito do Trabalho”, elaborado e tendo os debates organizados por Helena Pontes dos Santos, o GPTC avaliou o quanto a questão racial interfere nas relações de trabalho, na legislação e na jurisprudência no Brasil.

Segundo a organização, “o seminário é resultado dos estudos e debates realizados no período mencionado, faz parte da necessária contraprestação à sociedade a que toda instituição pública de ensino está submetida, mas é também uma forma de impulsionar e consolidar uma crítica consistente à experiência jurídica trabalhista com relação a sua omissão histórica frente à questão racial”.

As inscrições podem ser feitas pelo link e haverá concessão de certificados a quem participar de, no mínimo, 75% do seminário, conforme assinatura em lista de presença. Acesse a programação completa.