Foto: Reprodução

O Fórum Social Baixada Santista (FSBS), em sua terceira edição, acontece pela primeira vez em versão online, devido aos cuidados no combate ao coronavírus. O evento será neste sábado (6), com o painel: “A pandemia, os movimentos sociais e o empobrecimento da população”. O encontro será às 19 horas, com transmissão pelas redes sociais (Facebook e YouTube).

Primeiramente, haverá a apresentação do grupo “Vozes”, do Sindicato dos Bancários de Santos, interpretando “Canción con todos”, de autoria de Armando Tejada Gómez e César Isella, com regência de Simone Schumacher).

Em seguida, um representante do Fórum da Cidadania de Santos fará um breve relato sobre o FSBS (2017/2019) e as propostas apresentadas nas duas edições, além de explicar as motivações da terceira edição.

Participam como debatedoras/es: a deputada estadual do Rio de Janeiro, Renata Souza, líder do PSOL, eleita em 2018, sendo a mais votada da esquerda no estado. Ela também é jornalista e pós-doutora em Comunicação e Cultura. Renata nasceu e cresceu na Favela da Maré, Zona Norte do Rio. 

Outro debatedor será o advogado popular, diretor da Associação de Moradores da Favela Heliópolis, coordenador nacional da Central de Movimentos, da Frente Brasil Popular e da Campanha Fora Bolsonaro, Raimundo Bonfim.

A mediação será da jornalista Cidinha Santos, integrante do Fórum da Cidadania de Santos e da organização da terceira edição do Fórum Social Baixada Santista.

A edição do FSBS, a exemplo da anterior, concederá diploma de Cidadã/Cidadão Metropolitano a dois integrantes do Fórum da Cidadania de Santos.

Maria Sirley dos Santos, representante do Brasil junto à Associação de Educadores da América Latina e Caribe (ALEAC), prestará homenagem ao coordenador do Fórum da Cidadania, o sociólogo Célio Nori, uma das vítimas fatais da Covid-19, em maio de 2021.

O assessor parlamentar Bartolomeu Pereira de Souza fará a homenagem ao advogado, jornalista, membro da coordenação do Fórum e ex-sindicalista Uriel Villas Boas, falecido recentemente.

Luta dos indígenas

A diplomação da Morubixaba Itamirim, em reconhecimento a sua atuação no fortalecimento da cultura Tupi-Guarani, na luta dos indígenas pelo direito à terra e na organização autogestionária da aldeia, será feita pelo zootecnista e doutor em Aquicultura, extensionista da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral e membro do Fórum de Economia Solidária da Baixada, Newton Rodrigues.

Veja aqui o link de acesso.