Foto em homenagem aos economistas e professores Pascoal Vaz e Paul Singer - Foto: Newton Rodrigues

A etapa Baixada Santista da IV Conferência Nacional de Economia Solidária será realizada nesta sexta-feira (13), entre 12 e 18 horas. A jornada ocorrerá nas instalações da Faculdade UNIBR, à Rua Sorocabana, nº 59, Centro de São Vicente.

A organização é do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista (FESBS) com apoio da UNIBR, do Conselho Municipal de Economia Solidária de São Vicente e da Secretaria de Direitos Humanos e da Cidadania da Prefeitura.

Por orientação do Conselho Nacional de Economia Solidária, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, estão sendo realizadas conferências territoriais em todo o país com o mesmo tema, “Economia Popular e Solidária como Política Pública: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”.

O objetivo é definir propostas que deverão considerar ações necessárias dos governos federal, estadual e municipais para elaboração do Plano Nacional de Economia Solidária, após debate e aprovação nas conferências estaduais e nacional.

Poderão participar integrantes de associações, cooperativas e grupos informais de economia solidária, gestores públicos, representantes de organizações do terceiro setor e interessados no tema, que são considerados observadores. Haverá emissão de certificado de participação para as pessoas que solicitarem.

A presidenta da IV Conferência na Baixada Santista é Francisca Eliene da Silva, integrante da Secretaria Executiva do FESBS, presidenta do Conselho Municipal de Economia Solidária de São Vicente e da Associação Comunitária Flor do México, que atua nos bairros México 70 e Vila Margarida.

Confira a programação

12h – Credenciamento com Juliana Mattos e Cláudia de Brito;

12h 30 – Mesa de abertura;

12h45 – Leitura do regimento interno pelas cerimonialistas Juanita Trigo e Andresa Nunes;

13h – Palestras de Margarida Silvério e Alcielle dos Santos com análise de conjuntura e a importância da economia solidária para a construção de territórios democráticos e geração de trabalho e renda;

14h – Os participantes serão distribuídos por cinco grupos, com temas específicos, de acordo com sua preferência. O objetivo é debater a realidade de cada tema e apontar nove propostas, sendo três para o governo federal, três para o governo estadual e três para os governos municipais da Baixada Santista. Cada grupo terá mediadores integrantes da Secretaria Executiva do FESBS;

Grupo 1 – Realidade socioambiental, cultural, política e econômica. Mediadores: Alcielle dos Santos, Cristiano Hutter e Guilherme Prado;

Grupo 2 – Produção, Comercialização e Consumo – Mediadores:  Hemerson Calgaro e Gladys Marques;

Grupo 3 – Financiamento: crédito e finanças solidárias – Mediadores: Conceição Golobovante e Newton Rodrigues;

Grupo 4 – Educação, formação e assessoramento técnico. Medidores: Flávio Roca e Luis Gustavo Vilella;

Grupo 5 – Ambiente institucional: legislação, gestão e integração de políticas públicas – Mediadores: Varella Júnior e Roberto do Rosário.

16h00 – Apresentação das propostas elaboradas pelos grupos;

16h30 – Leitura e votação das moções de repúdio, indignação, apoio, congratulação ou recomendação, devidamente assinadas por 10% de participantes inscritos presentes e apresentadas à comissão organizadora;

17h – Eleição dos delegados e delegadas à Conferência Estadual de Economia Solidária;

17h30 – Encerramento.