Composto e idealizado por mulheres negras de vários movimentos sociais e coletivos da Baixada Santista, o evento Sarau das Pretas acontecerá nesta quarta-feira (8), entre 17 e 20 horas, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), à Rua Silva Jardim, n° 136, no bairro Vila Mathias, em Santos.
Com o tema “Mulheres Negras São Como Raízes”, a reunião pretende proporcionar um momento de acolhimento e fortalecimento das raízes e lutas da comunidade negra, ao destacar a importância das mulheres negras na produção de conhecimento nos mais diversos espaços da cidade, de forma poética e com muitas surpresas.
Na oportunidade, haverá o lançamento do livro “Eu não tinha condições de pagar um aluguel decente. A política habitacional e urbana segundo a perspectiva das mulheres negras”, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Serviço Social, de Thaís Helena.
A publicação retrata o olhar das mulheres negras periféricas e como elas se enxergam na sociedade santista excludente, além de denunciar o quanto a falta de política habitacional e de uma Secretaria de Habitação afeta a vida das mulheres negras.
Além disso, haverá poesia, dança e teatro; uma feira cultural, a FeirAfro, realizada pelo Coletivo AfroTu de mulheres negras empreendedoras; e roda de samba com o Grupo Samba Delas e a cantora Abecca.
Para saber mais da programação, siga o Instagram do coletivo.
Sobra a autora
Thaís Helena, moradora do Dique da Vila Gilda, é assistente social, aluna do mestrado em Serviço Social e Políticas Sociais; estudiosa das questões de moradia. Integrante da primeira suplência na Câmara de Santos, no Mandato Coletivo Feminista, PSOL; e integrante do Coletivo Feminista Classista Maria vai com as Outras.
Organização
* Semana da Consciência Negra da UNIFESP/Baixada Santista;
* MEPSS-Grupo de estudos e pesquisas metropolitanas em Políticas Sociais e Serviço Social;
* Extensão universitária Práticas Sociais Urbanas;
* Coletivo Feminista Classista Antirracista Maria vai com as Outras;
* NUCLIM ZN- Núcleo de liderança de mulheres da zona noroeste de Santos;
* Mulheres da Maré- Grupo de mulheres do Dique da Vila Gilda;
* AFROTU- Coletivo de mulheres negras empreendedoras;
* Quilombagem literária- coletivo de escritoras/es negras/os;
* Editora Periferia tem Palavra.