Visita à José Martí da representante do Instituto Cubano de Amizades com os Povos, Tânia Parra - Foto: Divulgação.

A Associação Cultural José Martí da Baixada Santista (ACJM-BS) promove, neste sábado (6), a Conferência Regional de Solidariedade com Cuba. A atividade ocorre a partir das 14 horas, na Câmara Municipal de São Vicente, à Rua Jacob Emmerich, 1.195.

Está confirmada a presença do cônsul-geral de Cuba em São Paulo, Pedro Monzon. Durante a atividade ocorrerá o debate “Cuba: Atualidade, Constituição e Código das Famílias”, do qual participam, além de Monzon, a vice-presidente da José Martí, Maria do Carmo Leite, e o diretor de Relações Internacionais da associação, Marcelo Buzetto.

Após a conversa, haverá um ato de repúdio ao bloqueio econômico contra o país caribenho. A ação de solidariedade ao povo cubano se deve ao bloqueio econômico imposto ao país pelos Estados Unidos desde a década de 1960, uma das medidas mais condenadas pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), onde todos os anos, desde 1992, é aprovada uma resolução contra a imposição estadunidesne.

“Não se pode bloquear a solidariedade”, afirmou Maria do Carmo Leite, professora de Física e doutora em Educação, autora do livro “Cuba Insurgente: identidade e educação”, que será lançado em 20 de maio.

Ela também destacou o caráter inédito de uma convenção regional: “Pela primeira vez, será realizada na Baixada Santista a convenção regional para unir forças de movimentos sociais, coletivos e partidos em torno da defesa da soberania de Cuba”.

Além da convenção regional, o movimento de solidariedade com Cuba realizará, ainda, a Convenção Estadual, na cidade de São Paulo, em 13 de maio, enquanto a Convenção Nacional, a 26ª a ser realizada no Brasil, ocorrerá de 8 a 11 de junho, em Belém, no Pará.

A associação

Criada em solidariedade ao povo cubano, a Associação Cultural José Martí da Baixada Santista (ACJM-BS) tem por finalidade desenvolver, promover e apoiar projetos em direitos humanos e ações culturais que promovam cidadania, democracia, soberania nacional e dos povos e integração latino-americana, sob igualdade de gênero e raça, liberdade e direitos universais.

A José Martí já organizou a 24ª Convenção Nacional, realizada em Santos em junho de 2019.