Início MULHER

Santos recebe ciclo de debates, oficinas e exibição de filmes sobre saúde da mulher

O evento marca Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional do Combate à Mortalidade Materna

Cena do filme “Verde-Esperança: aborto legal na América Latina” - Foto: Divulgação/Prime Vídeo

Com o objetivo de marcar o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional do Combate à Mortalidade Materna, em 28 de maio, a Frente pela Legalização do Aborto da Baixada Santista realizará um ciclo de exibição de filmes, debates e oficinas abertas ao público.

O circuito de cinema acontecerá de 27 de maio a 5 de junho. Já no dia 28 será realizada oficina para a confecção de lenços verdes, símbolo da luta latino-americana pelo direito ao aborto legal e seguro. O encontro será às 18 horas, no boulevard da Rua Marcílio Dias, no Gonzaga.

A Frente é um grupo de ativistas feministas em movimentos sociais, em busca da justiça reprodutiva, pelo direito ao aborto legal e seguro, além do fim da violência obstétrica na Baixada Santista.

Confira a programação completa

Cineclube Lanterna Mágica (Rua Cesário Motta, 8, 6º andar, Santos).

27/5 – exibição e debate sobre o filme “Verde-Esperança: aborto legal na América Latina”, às 19 horas.

Mediadora:

Cicica Dias, enfermeira e especialista em Ciências da Saúde, servidora pública municipal aposentada, mulher negra e integrante do Coletivo Feminista Classista Antirracista Maria vai com as Outras.

Debatedoras:

Mel Bleil Gallo, feminista, mestra em Ciências Humanas e Sociais (UFABC) e integrante da Frente Pela Legalização do Aborto na Baixada Santista;

Natasha Avital Ferro, bacharel em Direito, integrante do Projeto Vivas e da Frente Bissexual Brasileira.

29/5 – exibição e debate sobre o filme “Incompatível com a Vida”, às 19 horas.

Mediadora:

Amanda Santos Lopes, feminista e ativista dos direitos humanos, especialista em Estudos da Violência de Gênero contra a Mulher pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais e integrante da coordenação das Promotoras Legais Populares de Santos.

Debatedoras:

Eugênia Lisboa Homem, mulher, negra, feminista e militante no combate à violência contra a mulher e todas as formas de discriminação, integrante da coordenação das Promotoras Legais Populares de Santos.

Thalita Vianna Miranda, assistente social, integrante das Feministas Antirracistas Socialistas e da Frente pela Legalização do Aborto da Baixada Santista.

Cine Arte Posto 4 (Av. Vicente de Carvalho, s/nº, ao lado do Canal 3, Gonzaga, Santos).

30/5 a 5/6 – exibição do filme “Levante”. Sessões às 16h, 18h30 e 21h. O valor do ingresso é R$ 3,00. Pessoas maiores de 65 anos, estudantes e professores da rede pública pagam 50% do valor.

Atenção!

30/5 – 18h30 – exibição e debate do filme “Levante” (não haverá sessão das 21h).

Mediadora:

Mari Felippe, comunicadora social, atua desde 2006 em movimentos sociais, especialmente nas causas feminista, antirracista, de diversidade de gênero e sexualidade e maternidade ativa.

Debatedoras:

Isabela Andrade, mestra e doutoranda em Ciência Política.

Mel Bleil Gallo, feminista, mestra em Ciências Humanas e Sociais (UFABC) e integrante da Frente Pela Legalização do Aborto na Baixada Santista.

5/06 – 18h30 – exibição e debate sobre o filme “Levante” (não haverá sessão das 21h).

Mediadora:

Dida Dias, pesquisadora autônoma das relações raciais, de gênero, da história dos feminismos e da luta das mulheres, integrante da coordenação das Promotoras Legais Populares de Santos.

Debatedoras:

Cauana Donat, professora de História do ensino básico e coordenadora do Coletivo Feminista Ciranda Materna Baixada Santista, integrante da coordenação das Promotoras Legais Populares de Santos.

Tábata Tesser, socióloga, integrante do Movimento Católicas pelo Direito de Decidir e da Frente Estadual pela Legalização do Aborto de São Paulo.

Sair da versão mobile