O Teatro Rosinha Mastrangelo, em Santos, receberá neste sábado (19), das 9h30 às 17 horas, a primeira edição do Fórum Maternidade e Infância da Baixada Santista. O objetivo do movimento de mulheres é colocar mães e crianças no protagonismo das políticas públicas.
A programação contará com três mesas de debates sobre desafios, como carreira profissional, processo eleitoral e maternidade atípica, além de apresentações culturais e presença de lideranças da região e do estado, como as deputadas estaduais Andréa Werner (PSB-SP) e Marina Helou (Rede-SP), além da vice-prefeita de Santos, Renata Bravo (PSDB).
Carolina Ferreira, organizadora do evento, destaca que a iniciativa surgiu da vivência e observação com as dificuldades que as mães e seus filhos pequenos enfrentam no dia a dia.
“Quando eu me tornei mãe, percebi que muitas coisas dentro da sociedade, no âmbito da iniciativa privada e no poder público, não são pensadas para acolher mães com crianças, como lojas em que a gente não consegue transitar com carrinhos de bebê, parques públicos sem sombra, o que é prejudicial às crianças. Percebi essas e outras coisas que precisavam ser melhoradas, mas que não tinha ninguém discutindo isso. Conversei com amigas que são mães e daí surgiu a ideia de construir um grupo organizado e mobilizado de mulheres, mães da Baixada Santista, para que esse grupo possa ser consultado sobre a formulação de políticas públicas que envolvam a maternidade e infância”, relatou.
Outro fator que motivou a organização do movimento, segundo Carolina, foi uma experiência pessoal envolvendo a saúde de seu filho recém-nascido. “Quando eu tive o meu segundo filho, descobri que ele tinha uma cardiopatia leve, mas que teria que ser tratada em São Paulo porque aqui na Baixada não existe uma UTI cardiológica regional infantil, além de pouquíssimos profissionais cardiopediatras. Foi mais um sinal de alerta para a necessidade dessa discussão a nível regional”.
O Fórum debaterá esses assuntos envolvendo a experiência materna, visando a troca de experiências e os desafios em comum nas nove cidades. Ao final, deverá ser elaborado um documento com as principais necessidades das mães da região, para que possa ser entregue aos gestores e legisladores nas Câmaras Municipais e na Assembleia Legislativa de São Paulo.
“Contamos com o apoio dos gabinetes das deputadas Leci Brandão (PCdoB-SP), Andréa Werner e Marina Helou, que vão nos ajudar e apoiar para que a gente consiga levar esse documento aos demais deputados e também realizar audiências públicas a nível estadual”, ressaltou Carolina.
A participação é gratuita, mas há limite de público. As mães podem levar seus filhos, pois haverá espaço acolhedor com programação para as crianças.
O 1º Fórum Maternidade e Infância da Baixada Santista é uma correalização com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santos (CMDCA), com apoio da Prefeitura de Santos, por meio das secretarias de Cultura e da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos.
Programação
9h30: Credenciamento e café / Apresentação Bordallo Cultural;
10h00: Mesa de abertura;
10h20: Mesa 1 – Mães e a carreira profissional, com mediação de Flávia Saad, Cofundadora do Juicy Santos, e participação de Larissa Figueiredo, assistente social e chefe do SeAcolhe no município de Santos; Verônica Ponce, especialista em comunicação e marketing, e Gabriela Oliveira, psicóloga e consultora de sustentabilidade.
11h10: Apresentação cultural;
11h30: Pausa para o lanche ou almoço;
12h20: Mesa 2 – Maternidade Atípica, com mediação de Rayssa Barja, assistente social e coordenadora SUAS em Santos, e participação de Andréa Werner, deputada estadual; Julie Lua, escritora e empreendedora social; e Denilze Lourenço, conselheira do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Com Deficiência – Condefi Santos.
Também haverá apresentação dos trabalhos da deputada Andréa Werner.
13h20: Mesa 3 – Mães no Processo Eleitoral, com mediação de Hanna Pereira, coordenadora do Movimento Elas na Política, e participação de Renata Bravo, vice-prefeita de Santos e secretária municipal da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania; Marina Helou, deputada estadual; Jaque Barbosa, vereadora em Cubatão, e Thaís Margarido, suplente de vereadora em Guarujá.
14h10: Apresentação dos trabalhos da deputada Marina Helou;
14h20: Apresentação das Políticas Públicas para Maternidade e Infância do Município de Santos;
14h40: Dinâmicas de Construção – Grupos de Trabalho (Maternidade e Carreira; Maternidade e Saúde; Maternidade e Acesso à Cidade e Maternidade e Educação).
16h30: Encerramento
Serviço
1º Fórum Maternidade e Infância da Baixada Santista
Data: 19 de agosto;
Horário: das 9h30 às 17h;
Local: Teatro Rosinha Mastrangelo (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Matias, Santos);
Inscrições gratuitas, pelo formulário disponível neste link;
Saiba mais no Instagram.