Júnior Caiçara e Nonato disputam a bola em treino no CT Rei Pelé - Foto; Raul Baretta/Santos FC

Após um período de 15 dias sem jogos, o Santos vai até o Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo, neste domingo (26), às 16 horas, no Estádio Nilton Santos, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto terá transmissão da TV Globo e do sistema Premiere, o Pay-Per-View.

Santos

Em 14° lugar na tabela de classificação, com 42 pontos, o Peixe quer vencer para se afastar ainda mais da zona do rebaixamento. Hoje, o clube está apenas 1 ponto à frente do Cruzeiro, primeira equipe dentro do Z-4.

Empolgado pela sequência de seis jogos sem derrotas, com três vitórias e três empates, o técnico Marcelo Fernandes usou o período para recuperar seus atletas fisicamente e testar novas opções táticas.

Com a lesão do titular Tomás Rincón, Fernandes deve colocar Camacho para fazer a função de terceiro zagueiro, no sistema 3-5-2. Ao lado dele, Joaquim e Messias completam a defesa Alvinegra. Dodô, que, normalmente, atua por aquele espaço, não se recuperou dos traumas no joelho e ficará no banco de reservas, à disposição do treinador. No meio-campo, Rodrigo Fernandéz, Jean Lucas e Nonato devem ser os titulares.

Ao longo dos treinos desta semana, o técnico indiciou que pode realizar uma importante alteração, ao deslocar Lucas Braga para a ala esquerda e colocar João Lucas como titular na direita. Assim, Kevyson iria para a reserva. No ataque, Soteldo e Marcos Leonardo começarão jogando.

Provável Santos para o confronto do domingo: João Paulo; Joaquim, Messias e Camacho (Dodô); Lucas Braga, Rodrigo Fernandéz, Nonato, Lucas Lima e Kevyson (João Lucas); Soteldo e Marcos Leonardo.

Botafogo

Decepcionante! É a melhor palavra que se pode usar para resumir o sentimento do torcedor botafoguense. A equipe, que chegou a ter 13 pontos de distância para o vice-líder, perdeu o fôlego no segundo turno e viu a sua ampla vantagem se derreter.

Na quinta-feira (23), o clube empatou por 2 a 2 com o Fortaleza e desperdiçou boa oportunidade de recuperar o 1° lugar do Campeonato Brasileiro. Agora, o time é o 2° colocado, com 61 pontos, um a menos do que o líder Palmeiras.

Em sua segunda semana de trabalhos, o técnico Tiago Nunes não indicou atividades táticas ou anunciou a escalação, nesta sexta-feira (24). O dia foi marcado por recomposição física e conversas sobre acertos e erros na partida no Ceará. O primeiro, e único, treino 100% voltado às movimentações com bola será neste sábado (25).

Tiago Nunes, entretanto, terá problemas na lateral-esquerda: Marçal saiu com uma dor leve no pé esquerdo e Hugo, substituto imediato, levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Sem reservas à disposição para o setor, as opções são improvisar Tchê Tchê ou o zagueiro Bastos, que é ambidestro e já atuou na posição na Lazio (Itália).

Na lateral-direita, Di Plácido, que falhou nos lances dos dois gols do Fortaleza, não agradou e saiu no meio do segundo tempo. Tchê Tchê fez a função de “ala-médio”, tendo cobertura de Marlon Freitas no setor. O argentino também pode perder a vaga.

Provável Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido (Tchê Tchê), Adryelson, Cuesta e Marçal (Bastos); Danilo Barbosa (Marlon Freitas), Tchê Tchê e Eduardo (Gabriel Pires); Júnior Santos, Tiquinho Soares (Diego Costa) e Victor Sá.

Arbitragem

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO).

Auxiliares: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Leone Carvalho Rocha (GO).

Árbitro de video: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC).