Este é Julio Furch, com a camisa do Santos, disputando uma bola com a defesa do Água Santa - Créditos: Divulgação/Santos FC

O Santos espantou o fantasma da derrota no clássico para o Palmeiras e venceu o Água Santa, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (31), no estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo. O gol da vitória santista foi marcado por Joaquim.

Com o triunfo, o Alvinegro Praiano disparou na liderança do Grupo A, com nove pontos, seis à frente da Portuguesa e do Ituano, com três. Agora, o próximo compromisso do Peixe será diante do Guarani, às 18h, domingo (4), na Vila Belmiro, em jogo válido pela 5ª rodada do Estadual.

Primeiro tempo

Mesmo com as fortes chuvas que cairam em São Bernardo do Campo ao longo de toda a quarta-feira, a torcida santista compareceu em bom número no estádio 1° de Maio. Em campo, os dois clubes se estudavam bastante e criavam poucas chances claras de gol.

Demorou, mas a primeira chance de gol do Santos saiu aos 16 minutos. Cazares resistiu à falta de Luan Dias e cruzou para Julio Furch. O camisa 9 santista dominou no peito, e chutou fraco, nas mãos do goleiro Ygor Vinhas.

O Peixe marcava bem as investidas do Netuno e conseguia criar boas oportunidades de gols, mas concluia mal.

Com dificuldades para atacar, o Água Santa só chegou com perigo em um arremate de fora da área de Bruno Mezenga, que viu o arqueiro João Paulo fazer a sua primeira defesa na partida.

Nos minutos finais da 1ª etapa, o Netuno melhorou, mas pecava na finalização. Assim, as duas equipes desceram para o vestiário com o 0 a 0 no placar.

Segundo tempo

O Santos começou melhor o segundo tempo, subindo a marcação e forçando o erro do adversário.

Com pouca inspiração em campo, o técnico do Netuno, Bruno Pivetti, fez a primeira mexida no seu time titular: Keké entrou na vaga de Bruno Xavier. Como resposta, Carille lançou duas alterações no Peixe; Cazares e Guilherme saíram para as entradas de Pedrinho e Nonato.

De fora da área, Rafael Oller arrematou, e deu um susto no arqueiro santista. Com a necessidade vencer batendo à porta, Carille fez duas substituições: Willian Bigode e Marcelinho entraram nas vagas de Julio Furch e Rómulo Otero. Na sequência, Oller saiu para a entrada de Ronald.

A forte marcação do time do Netuno impedia a criação de jogadas do Peixe. Bruno Mezenga e Cristiano foram substitutidos por Jael e Léo Sena, no Netuno.

E veio pelo alto o gol do Santos. Em cobrança de escanteio de Felipe Jonatan, o zagueiro Joaquim ganhou de cabeça e abriu o placar no estádio 1º de Maio: 1 a 0 para o Peixe.

À frente do marcador, o Alvinegro Praiano viu o Água Santa ter um jogador expulso, já aos 40 do segundo tempo. João Schdmit roubou a bola de Igor Henrique e avançou para o ataque, mas sofreu a carga do camisa 8 do Netuno. Ele recebeu o segundo amarelo pela falta e, por consequência, o vermelho. Rincón entrou na vaga do capitão Diego Pituca.

Nos acréscimos do segundo tempo, Ronald fez grande jogada, invadiu a área e cruzou. Jael, livre, cabeceou no pé da trave e quase empatou para o Netuno. E fim de jogo: 1 a 0 e festa do Alvinegro Praiano em São Bernardo do Campo.