O Peixe estreia na Série B na Vila - Foto: Divulgação/Santos FC

O Santos oficializou a contratação de quatro novos atletas para a próxima temporada: o atacante Guilherme, os volantes João Schmidt e Diego Pituca e o meia Marcelinho. Além deles, o clube tem acordos apalavrados com o meia Cazares e o atacante Pedrinho. Agora, o Peixe chega a 11 atletas anunciados para o ano de 2024.

Pituca e Guillherme assinaram vínculos de quatro e três anos com o Peixe, respectivamente. Já Marcelinho e João Schmidt chegam com um contrato de um ano e com a possibilidade de renovação por mais uma temporada.

Diego Pituca

Conhecido do torcedor santista pela sua ótima passagem pelo clube entre os anos de 2017 e 2021, quando foi vice-campeão brasileiro (2019) e da Libertadores (2020), Pituca tinha assinado um pré-acordo com o agora ex-presidente Andrés Rueda, em julho passado.

Mas, com o rebaixamento à Série B, o presidento eleito, Marcelo Teixeira, viu a necessidade de diminuir o salário do atleta, que, em especulações, ficava na casa de R$ 600 mil. A história teve um final feliz no último domingo (31), quando o Santos confirmou o retorno à Vila Belmiro, após o término do seu contrato com o Kashima Antlers, do Japão.

Pituca volta ao Santos após o término do seu contrato com o Kashima Antlers – Foto: Divulgação/Santos FC

João Schmdit

Quem também é volante, jogava no futebol japônes e vai atuar no Santos em 2023 é João Schmdit. Aos 30 anos, ele estava no Kawasaki Frontale, onde foi campeão da J-league, Supercopa do Japão e da Copa do Imperador.

Revelado pelo São Paulo, Schmdit acumula passagens por equipes do futebol português, como o Vitória de Sétubal e o Rio Ave. Em 2017, transferiu-se para a Atalanta, após o término do seu contrato com o Tricolor Paulista. Em 2019, chegou ao país nipônico, por onde atuou pelo Nagoya Grampus até chegar ao Kawasaki Frontale.

O volante foi revelado pelo São Paulo – Foto: Divulgação/Santos FC

Guilherme

O primeiro reforço para as beiradas do campo é o atacante Guilherme. Em 2023, o ponta foi emprestado pelo Grêmio ao Fortaleza, por onde disputou 52 jogos, marcou dez gols e concedeu seis assistências.

No futebol brasileiro, Guilherme também já atuou por São José (RS), Botafogo, Chapecoense, Coritiba e Sport, clube pelo qual foi o artilheiro da Série B do Brasileirão, em 2019.

Além disso, ele acumula passagens pelo futebol internacional: Al-Faisaly, da Arábia Saudita, e Al Dhafra, dos Emirados Árabes Unidos.

Guilherme foi revelado na base do Grêmio – Foto: Divulgação/Santos FC

Marcelinho

O segundo reforço para as beiradas do campo é o meia-atacante Marcelinho. Natural de Anicuns (GO), Marcelo José de Lima Filho tem 21 anos e acumula passagens pela base de Palmeiras, Vasco e Cruzeiro. No profissional, o atleta atuou pela Ferroviária (SP) e Água Santa (SP). Em 2023, foi contratado pela Tombense e somou 47 partidas, 7 gols e duas assistências pelo time mineiro.

Marcelinho tem só 21 anos e jogou a Série B do Brasileirão pelo Tombense (MG) – Foto: Divulgação/Santos FC

Mercado de transferências

Além dos quatro atletas anunciados, o Santos fechou acordos com o zagueiro Gil, os laterais Jorge, Hayner e Aderlan; os meias Giuliano e Otero; e o atacante Willian Bigode.