O Santos Futebol Clube programou para esta quinta-feira (12) novos testes da Covid-19 em seu elenco, comissão técnica e demais funcionários. A Vila Belmiro foi atingida por um surto da doença.
A depender dos resultados dos novos testes, as baixas no time podem aumentar. Até o momento, dez jogadores estão infectados, além do técnico Cuca, que está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, dos auxiliares Cuquinha e Eudes Pedro e do preparador de goleiros Arzul.
Os dez que testaram positivo são: Alison (volante), Alex (zagueiro), João Paulo (goleiro), Lucas Veríssimo (zagueiro), Jobson (volante), Diego Pituca (volante), Sandry (volante), Jean Mota (meia), Madson (lateral-direito) e Vladimir (goleiro).
Por estar nessas condições, a diretoria do Peixe solicitou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o adiamento do jogo contra o Internacional, marcado para este sábado (14), às 16h30, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão. No entanto, a entidade não deve atender ao pedido santista.
Além da partida contra o time gaúcho, o Peixe começa a se preocupar com a Libertadores, prioridade do clube na temporada. O próximo compromisso válido pelas oitavas de final da competição sul-americana será contra a LDU, no dia 24 de novembro, em Quito, no Equador.
Em entrevista ao site do Globo Esporte, Ricardo Galotti, chefe do departamento médico do clube, disse que os “o protocolo na CBF é de afastamento de dez dias. A partir de dez dias, os jogadores estarão liberados para jogar”,
Legislações diferentes
No entanto, ele lembrou que cada país tem uma legislação diferente. “No Uruguai e Chile, atletas com PCR positivo não podem entrar. No Equador, a gente solicitou para a Conmebol mostrando que atletas cumpriram dez dias de isolamento e sem sintomas, e nos liberou para a entrada para a partida (diante do Delfín, pela fase de grupos). O que vai ser feito? Depois dos dez dias os atletas vão para novos exames, cardiológicos e de sangue. Se estiverem aptos, vão voltar a treinar. E poderão ter ótimo desempenho em Quito”, avaliou o médico.
Contra o Inter, se houver o jogo, além dos desfalques por causa da Covid, o Santos não poderá contar com Soteldo. O atacante serve à seleção venezuelana para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.
Com informações do Globo Esporte