Diego Aguirre - Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC

O Santos Futebol Clube está enfrentando um momento de turbulência após a péssima campanha e a derrota por 3 a 0 para o Cruzeiro, na Vila Belmiro, nesta quinta (14), pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A diretoria do clube está reunida na manhã de sexta (15) para decidir o futuro do técnico Diego Aguirre, cujo desempenho à frente do time tem sido objeto de intensa crítica.

A derrota em casa para o time mineiro foi o estopim para os dirigentes do Santos, que consideraram o desempenho da equipe “inaceitável”. Aguirre, que assumiu o comando técnico do Santos há pouco tempo, está sob pressão, com apenas cinco jogos no comando da equipe, com apenas uma vitória e quatro derrotas.

Em entrevista coletiva após a derrota, o técnico afirmou seu compromisso com o time e rejeitou a ideia de deixar o cargo antes do próximo jogo, que será contra o Bahia, em Salvador, na segunda-feira (18). Ele declarou: “Estamos trabalhando muito, sofrendo e tentando, obviamente, dar o nosso melhor para poder ajudar o time a sair desta situação ruim que estamos. A única coisa que penso é no jogo de segunda, não posso pensar em outra coisa neste momento. Não [passa pela cabeça sair do Santos]”.

A decisão final sobre o futuro de Diego Aguirre está nas mãos da diretoria, com o presidente Andrés Rueda e o coordenador técnico Alexandre Gallo avaliando cuidadosamente as opções disponíveis. Entre as alternativas, estão a manutenção de Aguirre no cargo, a contratação de um novo treinador ou a volta do auxiliar Marcelo Fernandes.

Próximo jogo será decisivo

A situação do Santos na tabela do Campeonato Brasileiro é preocupante, pois o clube ocupa a 17ª colocação, na zona de rebaixamento. O próximo jogo, contra o Bahia, assume contornos de confronto direto, já que os baianos estão na 15ª posição. A vitória nesse jogo pode ser fundamental para as aspirações do Santos de evitar o rebaixamento.

A decisão da diretoria será aguardada com ansiedade pelos torcedores, que esperam uma mudança de rumo para a equipe. O futuro de Diego Aguirre à frente do clube será conhecido em breve, mas a incerteza paira sobre a Vila Belmiro neste momento delicado da temporada.