Como parte do processo de reformulação do elenco para a disputa dos campeonato Brasileiro da Série B e Paulistão, o Santos está perto de contratar seis reforços para 2024.
O clube mantém negociações avançadas com os laterais-direitos Hayner e Igor Silva, o lateral-esquerdo Jorge, o meia Otero e os atacantes Willian Bigode e Pedrinho. Todos viriam livres ou por empréstimo.
Alguns desses jogadores, inclusive, já assinaram um pré-acordo para 2024. O presidente eleito Marcelo Teixeira assumirá oficialmente no dia 2 de janeiro. O Peixe também monitora dois ex-atletas do Corinthians, que ficaram sem contrato neste fim de ano: o zagueiro Gil e o meia Giuliano. Ambos receberam propostas do clube, mas ainda não responderam.
Diego Pituca, ex-Kashima Antlers (JAP), tem um pré-contrato assinado, mas precisa de novo acordo. O Santos vai tentar reduzir o salário anteriormente combinado para ter o meio-campista. O Peixe tem uma ambiciosa meta de realizar dez contratações nesta janela de transferências.
Quem está perto
Hayner: o lateral-direito de 28 anos disputou a última temporada pelo Coritiba e chegaria emprestado pelo Azuriz.
Igor Silva: o lateral-direito de 27 anos viria emprestado do Lorient (FRA).
Jorge: o lateral-esquerdo de 27 anos viria emprestado pelo Palmeiras. O rival pagaria parte dos salários.
Otero: o meia de 31 anos está livre no mercado após passagem pelo Aucas (EQU).
Pedrinho: o atacante de 24 anos deve ser emprestado pelo Lokomotiv Moscou (RUS) ao Santos. Ele estava no América-MG.
Willian Bigode: o atacante de 37 anos deve ser emprestado pelo Fluminense.
Quem pode chegar
Gil: o Santos negocia com o zagueiro de 36 anos, ex-Corinthians. Há outras equipes do Brasil interessadas, mas pesa a favor do Peixe a boa relação com o técnico Fabio Carille.
Giuliano: o Peixe está confiante na contratação do meia de 33 anos, também ex-Corinthians. O atleta analisa outras propostas.
Diego Pituca: o Alvinegro tem pré-contrato assinado, mas o salário foi combinado durante a Série A e é incompatível com a Série B. O Peixe tentará novo acordo.
John: o Santos tem interesse no goleiro que está emprestado ao Valladolid (ESP). O contrato não tem cláusula de retorno e os espanhóis teriam que autorizar a devolução.
Lucas Lima, fora dos planos
Contratado em fevereiro de 2023 para ser a solução no meio-campo, Lucas Lima deve ser colocado no mercado de transferências. A principal razão se dá pelo alto salário do jogador, que viu seus vencimentos duplicarem em maio, ao ter seu vínculo estendido por mais duas temporadas.
Após a chegada do técnico Fábio Carille, o clube começou a reavaliar o atual grupo de jogadores. O Santos entende que Lucas Lima não tem perfil de Série B. A intenção é aproveitar o mercado quente para negociá-lo. O Cruzeiro (MG) é uma opção.
O meia terminou o ano na reserva. Segundo apurou o UOL, Nonato está nos planos e o Peixe pode contar com Vinicius Zanocelo, emprestado ao Fortaleza. O Peixe corre para definir os jogadores que ficam. A ideia é enxugar o plantel em mais da metade.