O Santos acertou o empréstimo do atacante Lucas Braga para o Shimizu S-Pulse, da 2ª divisão do Japão, por uma temporada, com um valor de venda fixado, mas sem revelar valores. A despeito do desejo do técnico Fábio Carille de querer tê-lo no elenco para 2024, a atual diretoria eleita entendeu que o desgaste do atleta com a torcida minou qualquer possibilidade de manutenção e aceitou a proposta dos japoneses.
Recentemente, o clube tentou uma troca com o Corinthians oferecendo o jogador pelo goleiro Ivan, mas a diferença salarial travou a negociação. O Peixe vem tentando enxugar a folha salarial após da inédita queda à Série B e o atleta tem um salário acima do teto estabelecido, de cerca de 350 mil reais.
Em 2023, Braga marcou apenas um gol e deu uma assistência em 41 jogos. Ponta esquerda de origem, ele vinha atuando como lateral direito, devido à deficiência do elenco neste setor. Com vínculo santista até 30 de abril de 2026, o atleta tem 200 jogos e 18 gols marcados pelo clube.
Lucas Braga chegou ao Santos em 2019, logo após se destacar pelo Luverdense (MT). Naquele oportunidade, foi emprestado ao Cuiabá. No ano seguinte, retornou ao Peixe e fez parte do plantel vice-campeão da Libertadores. Desde então, seguiu no elenco do time principal do Alvinegro Praiano.
Julio Furch fica após aceitar redução salarial
Um dos principais nomes do Santos na queda para a Série B do Campeonato Brasileiro, o atacante Julio Cesar Furch seguirá no Santos para a temporada 2024. O jogador argentino, de 34 anos, aceitou a nova política salarial do clube e reduziu os vencimentos para continuar atuando pelo Peixe.
Furch segue o exemplo de João Paulo e Tomás Rincón. A dupla aceitou reduzir o seu salário para entrar na nova política ecônomica do clube, que busca reduzir a sua folha salarial. Atualmente, ela beira os R$ 12 milhões, e a atual diretoria eleita quer trabalhar com um limite de R$ 350 mil por jogador.
Com contrato válido até julho de 2025, ele chegou ao Peixe no segundo semestre deste ano e se tornou uma opção para a vaga de Marcos Leonardo. Foram 22 jogos no Campeonato Brasileiro, sendo cinco como titular, e três gols anotados.
O Santos tem procurado alguns jogadores desejados pela comissão técnica de Fábio Carille para reduzir os salários devido ao rebaixamento para a Série B. Nomes como Soteldo e o volante Dodi não concordaram, e ambos foram negociados com o Grêmio.
O meia Cazares também assinou acordo com o Peixe, mas só chega em janeiro
O Santos encaminhou mais uma contratação para a próxima temporada. Trata-se do meia-atacante Juan Cazares, livre no mercado depois de deixar o América-MG. Ele assinou nesta terça-feira (26) um pré-contrato para jogar pelo Peixe em 2024. O Folha Santista te adiantou sobre as negociações do Santos com o atleta.
No entanto, o clube da Vila Belmiro só poderá anunciá-lo oficialmente após a atual diretoria de Marcelo Teixeira tomar posse, no próximo dia 2 de janeiro de 2024. O mesmo já aconteceu com os laterais Jorge e Aderlan e com o meia Giuliano. Além disso, o jogador vai passar por exames médicos e, se aprovado, enfim será anunciado pelo Santos.
Aos 31 anos, ele estava livre no mercado depois de disputar apenas 12 jogos pelo América-MG em 2023. O meia-atacante pouco atuou na campanha que terminou com a equipe mineira em último lugar no Campeonato Brasileiro.
O período de maior sucesso do equatoriano Cazares no Brasil foi no Atlético-MG, de 2016 a 2020. No Corinthians, no Fluminense e no próprio América-MG, o meia-atacante não conseguiu repetir as boas atuações.
Pedrinho está muito próximo
Quem também pode assinar um pré-acordo com o Santos é o atacante Pedrinho. Ele pertence ao Lokomotiv, da Rússia, e deve chegar por empréstimo até o fim de 2024.
Na atual temporada, o atleta vestiu as cores do América (MG). Foram 22 jogos e três bolas na rede. Essa, aliás, foi a segunda passagem dele pelo Coelho. Ao todo, são 46 embates e oito gols pela equipe mineira.
Conforme o Folha Santista mostrou, o atacante Pedrinho é acusado de violência doméstica e agressão contra a sua ex-namorada, Amanda Nunes. Na ocasião, ela chegou a fazer um Boletim de Ocorrência contra o atleta.
O mesmo foi afastado do São Paulo, clube pelo qual atuava na época, e, por consequência, teve o contrato rescindido em abril passado. A atual diretoria eleita confia numa possível reconciliação do casal para nao sofrer embargos jurídicos.
Ao longo da sua carreira, o atacante também jogou por Osasco Audax, Athletico-PR, Oeste e Red Bull Bragantino.
Agora, Pedrinho deve reforçar o Santos para 2024. O clube da Vila Belmiro passa por uma reformulação técnica após ser rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.
O Peixe já tem conversas avançadas com os laterais Jorge e Aderlan, os meias Giuliano e Cazares e o atacante Willian Bigode. Em 2024, o Alvinegro Praiano terá apenas o Campeonato Paulista e a Série B do Campeonato Brasileiro para disputar.