O presidente José Carlos Peres - Foto: Ivan Storti/Santos FC

José Carlos Peres foi afastado da presidência do Santos Futebol Clube. Além disso, o Conselho Deliberativo decidiu abrir processo de impeachment contra ele. O vice-presidente Orlando Rollo assume o clube, em caráter provisório.

A decisão foi tomada durante reunião virtual do Conselho, na noite desta segunda-feira (28).

Junto com Peres mais sete integrantes do Comitê de Gestão foram afastados interinamente: Anilton Perão, Bruno Carbone, Estevam Juhas, Fábio Gaia, Matheus Rodrigues, Paulo Schiff e Pedro Dória.

Os conselheiros acataram posição da Comissão de Inquérito e Sindicância, que indicou irregularidades nas contas de 2019 e definiu a gestão como “temerária”.

A Comissão Fiscal (CF) apontou como causas do afastamento o uso indevido do cartão corporativo e o pagamento inapropriado de comissões em negociações.

Peres e os sete serão julgados individualmente e têm dez dias úteis para apresentar a defesa.

Caso a proposta for pelo impeachment, a Mesa do Conselho marcará nova votação. Se for aprovada, será marcada nova assembleia. O prazo total é de 60 dias. Neste período, o presidente e gestores ficam suspensos.

Cartão corporativo

Conforme o parecer do Conselho Fiscal sobre 2019, Peres admitiu o uso indevido do cartão corporativo, “bem como a negligência com as pendências de ressarcimento dos valores”.

O CF apontou, ainda, R$ 28.761,65 de gastos por motivação pessoal e sem reembolso. Peres declarou que utilizou o dinheiro em reuniões ou necessidades do escritório do clube em São Paulo.

O Conselho Fiscal também acusou a preocupação com comissões a empresários em negociações. Não obteve, por exemplo, os documentos solicitados na venda de Bruno Henrique ao Flamengo.

Eleição

Em meio ao imbróglio, a eleição no clube está marcada para a primeira quinzena de dezembro e existem oito pré-candidatos até o momento: Andrés Rueda, Daniel Curi, Esmeraldo Tarquínio, Fernando Silva, Milton Teixeira Filho, Ricardo Agostinho, Rodrigo Marino e Vagner Lombardi.

Com informações da Gazeta Press