Créditos: Mariana Kasten/Agência Paulistão

“E o seu lema, é não desista, a mais Briosa a Portuguesa Santista”.

A Portuguesa Santista honrou o trecho do seu hino e garantiu a inédita vaga na final da Copa Paulista. A classificação veio neste sábado (30/9), com a vitória de 1 a 0 sobre o XV de Piracicaba, no estádio Barão da Serra Negra, em Piracicaba. O atacante Anderson Magrão marcou o histórico gol da Briosa.

Agora, a equipe rubro-verde vai encarar o São José na decisão, nos dois próximos finais de semana, com datas e horários a serem definidos. A equipe do São José venceu o Grêmio Prudente por 2 a 0, em São José dos Campos, e vai ter a vantagem de fazer o duelo de volta em casa, por ter a melhor campanha. O jogo aconteceu na noite deste sábado (30).

O jogo

Demorou, mas a primeira boa chegada da partida foi do Nhô Quim. Aos 9, Mateus Melo ganhou do zagueiro Glauco Nabor e chutou forte, para boa defesa do goleiro Wagner Coradin.

Ao longo do primeiro tempo, o time treinado por Paulo Roberto Santos desceu suas linhas de marcação, e a Briosa aproveitou para ter as rédeas da partida, mas sem levar grandes sustos a meta do arqueiro Leandro, do XV.

Perto do fim da primeira etapa, o clube do interior teve duas boas chegadas. Aos 45’, Mika desceu pela esquerda e cruzou rasteiro para a área da Briosa. Nem Glauco ou Kaio Cristian cortaram o cruzamento e Artur bateu firme para Wagner fazer outra defesa.

Aos 49’, a Briosa perdeu a bola no meio de campo, e Jean Henrique teve que fazer falta. Na cobrança, Artur bateu forte e com efeito na bola, e o arqueiro rubro-verde teve que espalmar para escanteio.

Com o ânimo renovado, o Nhô Quim voltou melhor para a segunda etapa. A equipe da casa encontrava espaços, principalmente pelo lado esquerdo da defesa da briosa, e levava perigo, seja com os chutes de Mateus Melo, ou as investidas de Mika e Artur.

O time de Sérgio Guedes ficou acuado em campo e parecia perder o controle da situação. Mas só parecia. Aos 18’, na primeira escapada da equipe rubro-verde, na segunda etapa, Franco foi até a linha de fundo e cruzou mascado. A bola fez um arco sobre o gol do XV e Anderson Magrão se antecipou e cabeceou para o fundo das redes: 1 a 0 para a Portuguesa Santista.

Depois da longa parada para hidratação, o XV foi afoito para o ataque. Livre na grande área, Lúcio Flávio recebeu cruzamento, mas testou para fora da meta do goleiro Wagner.

O clube do interior apostou em lançamentos para a área, na tentativa de empatar e até virar o duelo, mas Glauco e Flávio Boaventura tratavam de rebater tudo que viesse. Nervoso, o XV viu a Briosa prender a bola no campo de ataque e até perder uma boa chance com Diogo Carlos. Mas era a vez da Briosa. 1 a 0 e vaga inédita para a final da Copa Paulista.