Santos brilhou na Paralimpíada de Tóquio, nesta segunda-feira (30). Elizabeth Rodrigues Gomes, a Beth Gomes, conquistou a medalha de ouro no lançamento de disco na classe F53. A santista, ex-guarda municipal, ainda estabeleceu novo recorde mundial.
Beth foi a última paratleta a competir. No lançamento inicial, ela conseguiu a primeira colocação parcial, com a distância de 15,68m. No segundo lançamento, a santista alcançou 16,35m quebrando o recorde paralímpico. O terceiro e quarto ela errou.
Porém, o quinto e o sexto arremessos entrou para a história. Ela quebrou o recorde mundial pela segunda vez, com 17,33m. Foi a primeira vez que ela lançou para mais de 17 metros.
Em seguida, mesmo visivelmente emocionada, Beth, no último arremesso, quebrou novamente a marca mundial, com a distância de 17,62m.
Ciclo difícil
Em entrevista ao SporTV, Beth dedicou a medalha aos pais e, principalmente, à mãe, que morreu na última semana. A santista ressaltou, também, que passou por um ciclo paralímpico difícil desde os Jogos do Rio, que não disputou por ter sido classificada na F55, acima da F54, na qual costumava competir.
Aos 56 anos, a santista assegurou a 12ª medalha de ouro para o Brasil, que soma agora 35 no total, sendo 12 de ouro, oito de prata e 15 de bronze. O país está na sexta posição.
Com informações do SantaPortal