Jean Lucas é uma das principais armas do Peixe para surpreender o Flamengo - Foto: Raul Baretta/Santos FC

O Santos tem mais um desafio em sua luta contra o rebaixamento, ao enfrentar o Flamengo, nesta quarta-feira (1º), às 20 horas, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terá transmissão do Pay-Per-View, o popular Premiere.

Nornalmente, o jogo deveria acontecer no Maracanã, local onde o Rubro-Negro manda suas partidas. Porém, em virtude da final da Libertadores, no dia 4 de novembro, entre Boca Juniors e Fluminense, a Conmebol, entidade que organiza a competição sul-americana, pediu para que não fossem disputados confrontos no local, antes da decisão, dentro de um período de dez dias. Por isso, a diretoria do time carioca escolheu levar este jogo até Brasília.

Santos

O Santos vem de um empate no clássico contra o Corinthians por 1 a 1, no domingo (29), na Neo Química Arena, que o deixou na 16ª colocação, com 34 pontos, dois à frente do Goiás, com 32, primeiro clube no Z-4.

O clube da Vila Belmiro deverá ter mudanças. O zagueiro João Basso teve uma lesão diagnosticada na posterior do joelho esquerdo e não joga mais na temporada. Em seu lugar, joga o zagueiro Messias.

Além disso, o técnico Marcelo Fernandes não contará com o artilheiro do time no Brasileirão e na temporada, Marcos Leonardo. Ele foi suspenso pelo terceiro cartão amarelo e, para a posição, entra o também centroavante Julio Furch.

Fernandes, desde quando assumiu o comando técnico do Santos, usou um esquema com três zagueiros. Contudo, diante da falta de opções para o setor, ele deverá voltar ao sistema com linha de quatro homens na defesa – dois zagueiros e dois laterais. No elenco profissional, apenas Joaquim e Messias estão à disposição, uma vez que Basso e Alex estão lesionados e não retornam neste ano.

No meio de campo, a dúvida fica por conta da escalção de Rodrigo Fernández. O camisa 14 não fez uma boa partida contra o Corinthians, mas pode seguir como titular. Os volantes Dodi, Camacho e Nonato brigam pela vaga. Outra opção seria colocar um novo atacante no time. Assim, a equipe voltaria ao tradicional sistema 4-3-3. Nesse sentido, as alternativas de Fernandes seriam Mendoza, que fez o gol do empate contra o Corinthians, e Maxi Silveira.

Sendo assim, o Peixe deve entrar em campo com a seguinte escalção: João Paulo; Lucas Braga, Joaquim, Messias e Kevyson; Rodrigo Fernández, Nonato, Jean Lucas e Tomás Rincón; Soteldo e Julio Furch.

Lesionados: João Basso, Alfredo Morelos, Alex Nascimento, Sandry, Alison, Bruno Mezenga, Luan Dias e Felipe Jonatan.

Flamengo

A equipe Rubro-Negra decansou na última semana, uma vez que o duelo contra o Red Bull Bragantino foi adiado. Nesse cenário, os comandados de Tite viram a vantagem para o líder Botafogo diminuir artificialmente.

O rival carioca perdeu de 1 a 0 para o Cuiabá, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Com 50 pontos e na 5ª colocação do Brasileirão, a distância de nove pontos para o líder pode cair para seis, se o Flamengo vencer os duelos contra o Peixe e o Massa Bruta (Bragantino).

Suspensos pelo terceiro cartão amarelo, Erick Pulgar e Everton Ribeiro são desfalques para Tite, assim como Allan e David Luiz, que seguem em recuperação de suas respectivas lesões.

No entanto, o técnico do Rubro-Negro conta com o retorno de Fabrício Bruno e Léo Pereira, que teve um trauma no tórax, mas trabalhou normalmente pelo segundo dia consecutivo.

Os últimos treinam indicam um time com o retorno de Léo Pereira e uma chance a Luiz Araújo entre os titulares

Provável escalação: Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson, Arrascaeta e Luiz Araújo; Bruno Henrique e Pedro. Técnico: Tite.

Lesionados: Allan e David Luiz.

Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS).

Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Jorge Eduardo Bernardi (RS).

VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN).